Natal alcança 1º lugar na vacinação contra Covid-19 com o imunizante bivalente e inicia 3ª fase

Foto: SMS

Natal alcança o 1º lugar no RN no ranking de pessoas vacinadas, com 3.704 doses aplicadas, até a data desta quinta-feira (9), contra a Covid-19 com o imunizante bivalente Pfizer. Esses números são apenas das vacinas aplicadas nas duas fases iniciais, em menos de um mês.

“Estou muito feliz com essa conquista. Em pouco tempo conseguimos imunizar muitas pessoas contra a Covid-19. Agradeço mais uma vez o empenho dos servidores e a população que está se conscientizando da importância da vacinação”, declarou  o secretário municipal de saúde, George Antunes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal dando sequência à imunização, inicia nesta segunda-feira (13), a 3ª fase da imunização contra Covid-19, ampliando o público com o reforço do imunizante Pfizer bivalente. Esta fase contempla gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde,  atendendo as prioridades do Ministério da Saúde (MS). As fases prioritárias seguintes serão divulgadas posteriormente.

Segundo George Antunes, as vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. “As pessoas dos grupos de maior risco, não devem atrasar sua vacinação de dose de reforço, pois todas as vacinas de reforço  aprovadas, ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por Covid-19”.

Pode tomar a vacina o usuário que tiver concluído no mínimo o esquema básico D1 e D2,  podendo ser a partir de 12 anos de idade. Poderá ser aplicada quatro meses após a última dose.

A SMS Natal esclarece que as pessoas contempladas das 1ª e 2ª fases também podem ser vacinadas, que são: idosos a partir de 70 anos; pessoas de Instituições de Longa Permanência (ILPs); Residência Inclusiva (RI); trabalhadores destas instituições; e imunossuprimidos a partir de 12 anos; idosos a partir de 60 anos; comunidades  Ribeirinhas, Quilombolas e indígenas.

Os locais para a vacinação continuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e de 13h às 15h. Os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping funcionam de segunda-feira a sábado, no horário das 14h às 20h. Já o Parque das Dunas funciona de segunda a sábado das 9h às 16h, somente neste mês de março.

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas encerrados após a dose de  reforço com a Pfizer bivalente.

Para as pessoas fora do grupo de prioridade permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente.  Para todos os reforços, o intervalo  permanece o mesmo de quatro meses da última dose.