Procon Natal promove ações de fiscalização alusivas ao Dia do Consumidor


Procon Natal promove ações de fiscalização alusivas ao Dia do Consumidor
Fiscalização do Procon Natal no comércio da cidade em alusão ao dia do consumidor
Alessandro Marques/Procon Natal

O dia do consumidor é celebrado no Brasil no dia 15 de março. Para marcar a passagem da data, na próxima quarta-feira (15), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) vai realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais do Centro da Cidade e do Alecrim. Ao longo da semana, de 13 a 17, as equipes do órgão também irão fiscalizar as lojas dos principais shoppings da cidade: Midway Mall, Norte Shopping e Natal Shopping.

O principal objetivo do Procon Natal com a realização da ação é defender o consumidor que a parte hipossuficiente na relação de consumo : “Nesse período, para atrair clientes e aumentar as vendas, os estabelecimentos costumam realizar promoções. Vamos verificar se tudo o que for ofertado está seguindo as normas, bem como iremos observar se os estabelecimentos estão seguindo à risca o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor. Teremos uma semana de fiscalização intensa”, destacou o diretor técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú.

Ele alerta que é importante os consumidores ficarem atentos a golpes, ao compartilhamento de dados financeiros e informações pessoais, sobretudo no comércio online. Para evitar problemas, Diogo Capuxú recomenda que os interessados pesquisem antes de finalizar a compra para saber se a empresa possui um histórico positivo, se há ou não reclamações e processos judiciais: “É preciso ficar atento a todos esses detalhes para evitar aquela dor de cabeça”, pontuou.

Por fim, o Procon Natal, alerta que o consumidor deve desconfiar de produtos com o valor muito abaixo do mercado, uma vez que é grande a possibilidade dessa promoção ser um golpe. Outra ferramenta à disposição do consumidor é a plataforma consumidor.gov, ou seja, um serviço público onde permite interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. 

O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram. E por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa. O serviço pode ser acessado via internet ou pelo aplicativo móvel. Para uma reclamação formal o consumidor deve procurar os canais de atendimentos do Procon Natal diretamente na sua sede, rua Ulisses Caldas nº 181 – Cidade Alta, ou pelos canais de atendimento como: WhatsApp (84) 98870-3865 ou no endereço eletrônico proconnatal@natal.gov.br.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389