Natal terá Plano Municipal de Mudanças Climáticas

Foto: Alex Régis

Nesta quinta-feira (16) é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data criada a fim de ampliar as discussões sobre as transformações ambientais e seus efeitos. Em Natal, novas expectativas sobre a temática surgem com o novo Plano Diretor de Natal (PDN) e o trabalho da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que em 2021, criou o Setor de Mudanças Climáticas, Arborização e Áreas Verdes (SMCA).

O novo Plano Diretor estabelece a elaboração do Plano Municipal para Mudanças Climáticas (PMMC), com vistas a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do sistema climático e a implementação de medidas de adaptação e mitigação às mudanças do clima.

Para o titular da Semurb, Thiago Mesquita, o tema é sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual, cujos impactos afetam vários campos da nossa vida, sobretudo, uma série de consequências ambientais. E nesta perspectiva, para melhor atuação foi criado o SMCA, que nasceu da junção dos setores de Áreas Verdes e Arborização.

Mesquita reforça que o tema já foi abordado de forma transversal em vários pontos do novo PDN, mostrando a preocupação e relevância das mudanças climáticas para a gestão da cidade. E que por isso, a existência desse setor na pasta é fundamental.

Das ações do SMCA para 2023, Mesquita conta que o foco está justamente no levantamento dos dados que embasarão o PMMC. E ainda, fala dos objetivos principais do plano das mudanças climáticas.

“Entre os objetivos estão a redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes em 50% até 2050, o fortalecimento das remoções antrópicas por sumidouros de gases de efeito estufa no território municipal e a implementação de medidas para adaptação à mudança do clima com a participação e a colaboração da sociedade”, revela.

Ainda segundo o secretário, o plano visa também a consolidação das áreas legalmente protegidas e ao incentivo aos reflorestamentos, assim como a recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas, dentre outras estratégias para assegurar condições de bem estar, qualidade de vida e o equilíbrio climático da cidade.

Ações contínuas

O setor de Mudanças Climáticas realiza diversas atividades como o Cadastro Ambiental Urbano (CAU) do sistema do Ministério do Meio Ambiente, classificando as áreas verdes existentes no município; acompanhamento das ações de plantio do Projeto Planta Natal, na indicação das áreas a serem plantadas; desenvolvimento do canal interativo com a população para informações sobre as áreas verdes, dentre outras.

Em 2022, o setor realizou vistorias em áreas passíveis de receber projetos de requalificação, o que engajou o Planta Natal para alcançar o número expressivo de 11 mil mudas plantadas na cidade naquele ano, e que atualmente, já passam das 13 mil árvores.

As vistorias realizadas pela equipe já identificaram e classificaram 383 áreas verdes na cidade em cinco classes: com edificações (149), parcialmente edificadas (11), com área para arborização (124), parcialmente arborizadas (64) ou arborizadas (35), além de duas áreas em reformas (2).

A capital potiguar por meio da Semurb também possui um convênio com os Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), que fornece capacitação e apoio para as ações de mudanças climáticas.

Eventos sobre mudanças climáticas

Para debater ainda mais a temática, este ano, Natal recebe três eventos importantes. Em parceria com o ICLEI , a Prefeitura realiza o 2° Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza, que vai acontecer, de 12 a 15 de abril. Coordenado pela Semurb, o evento é exclusivo para inscritos e conta com a participação de 21 membros da região entre cidades e estados.

Na mesma semana, de 13 a 15 de abril, também acontece a 1° Conferência Potiguar do Clima. E ainda, no período de 11 a 14 de abril, o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que faz parte do Projeto Klimapólis, desenvolvido em São Paulo e no Rio Grande do Norte. Em todos os eventos a Semurb estará participando das discussões.