Economia Solidária encerra Curso de Estamparia em Associação

O Setor de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas encerrou essa semana o Curso de Estamparia, realizado na Associação Rede dos Sonhos (ligada à ONG Casa Renascer). Ao todo foram 17 alunas, que desfilaram e mostraram aos presentes as peças que elas mesmas confeccionaram. “O curso irá mudar a vida dessas mulheres. Agora elas aprenderam uma técnica que irá aumentar a auto-estima, e principalmente a renda familiar”, afirma Dikson Rener, Chefe do Setor de Economia Solidária.

O curso, que teve inicio em 12 de julho, foi ministrado pela professora Zuleide da Silva que ensinou a produzir variadas peças dentre elas mochilas, almofadas, roupa de praia, bolsas, camisas e vestidos. “Trabalhamos com cores e técnicas diferentes de pintura em tecido, seguindo principalmente as tendências da moda. Ensinei a pintar a seda, o tecido, malha, lycra, dentre outros”, afirma a instrutora do curso, Zuleide da Silva.

De acordo com a Presidente da Associação Rede dos Sonhos, Maria Dantas, o curso foi um grande passo para a melhoria da economia solidária da associação.“Achei as técnicas maravilhosas. Esse curso foi de grande importância para nós, porque antes nós apenas produzíamos peças rústicas., e agora estamos inserindo na nossa produção a confecção. Tenho certeza que nossas peças serão muito bem aceitas no mercado, e logo estaremos exportando para o exterior.”, afirma Maria Dantas, Presidente da Associação Rede dos Sonhos.

Sobre o Projeto Semtas/Sebrae

A Associação é uma das beneficiadas pelo Projeto Semtas/Sebrae. O objetivo do projeto é fortalecer empreendedores coletivos de Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) em parceira do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae/RN. “Como a maioria das pessoas tem dificuldade no acesso ao mercado de trabalho individualmente, elas se unem em associações de economia solidária para promover e gerar renda. Daí entra a Semtas que está trabalhando para realizar a inclusão social e também a valorização do ser humano através desses grupos”, afirma Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

O projeto teve início em abril de 2009 e finalizará em outubro de 2010. Está beneficiando seis associações, abrangendo diretamente 60 famílias e indiretamente mais 300 pessoas. Integram o projeto: Associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mães Criando Arte, Mão que Criam, Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto – ACAP, Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML).

Sobre a Economia Solidária

É uma iniciativa da Prefeitura do Natal que existe desde 2004, é executado pela Semtas, que incentiva e estimula grupos de produção coletiva buscando o fortalecimento da Economia Solidária, na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento justo e solidário, mediante políticas integradas. Visa à geração de emprego e renda e o desenvolvimento de cadeias/arranjos produtivos.

É direcionado a empreendedores coletivos da Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) excluídos do processo social produtivo, que estejam organizados e/ou desejem se organizar para executar uma atividade coletiva autogestionária.

Atualmente são cadastradas 51 associações que são beneficiadas com a participação em feiras, eventos e projetos variados. A Semtas também acompanha a organização social das associações.