XII Marco supera expectativas

A XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (XII Marco), realizada de 25 a 30 de julho, na UFRN, superou todas as expectativas dos organizadores, tanto de público quanto de atividades realizadas. Durante esses dias, mais de 30 mil visitantes passaram pelo local, que contou com a participação de mais de 50 escolas inscritas, 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e mais de mil alunos inscritos, um verdadeiro recorde.

A edição 2010 da Marco foi aberta na segunda-feira, 26, pela prefeita Micarla de Sousa e o secretário de Educação Edivan Martins e realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com uma conotação especial: aconteceu em paralelo à 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que terá também tiveram a dos alunos do município.

Nos mais de 30 stands os visitantes puderam conhecer de perto projetos de sucesso realizados nas escolas e CMEIS. Um dos grandes destaques foi a parte de comunicação, com a Rádio Jovem Marco e o Jornal da Marco. A rádio transmitia em tempo real as atividades da mostra, sob a responsabilidade dos próprios alunos. O jornal contou com edições diárias. Em ambos os casos os alunos foram previamente preparados através de oficinas de capacitação.

A presidente da Comissão Organizadora da Marco, Kátia Maria Pereira, disse que esta edição superou as expectativas: “As escolas e CMEIs mostraram um belo trabalho, em coerência com a temática, todos discutindo e refletindo a questão da sustentabilidade. Nosso pavilhão se destacou bastante, tendo em vista a quantidade de visitas”, disse Kátia.

A professora também destacou a questão do apoio logístico, com a disponibilização de mais de 150 ônibus para o transporte de professores e alunos e o fato da Marco ter sido reconhecida pela comunidade científica: no último dia, a mostra foi apresentada no painel de banners da SBPC Jovem.

Projovem

Os alunos do Núcleo 7 do Projovem Urbano de Natal (Programa de Programa Nacional de Inclusão Social de Jovens), da EM Professor Laércio Fernandes, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, tiveram uma participação especial dentro da programação da SBPC Jovem. Mais precisamente no Setor de Pôster.

Os alunos da disciplina Participação Cidadã, que complementa a grade curricular da formação básica do Projovem Urbano de Natal, sob a coordenação da professora Ivanise Laurentino, construíram o Mapa dos Desafios da comunidade do Vale Dourado. Eles mapearam os principais problemas identificados na realidade local, em áreas como saúde, educação, desemprego, drogas e violência. Este último, o mais grave de todos segundo o estudo em andamento.

"A formação foi iniciada em março do ano passado e em outubro próximo iremos concluir", disse a coordenadora. São 120 alunos na faixa etária dos 18 aos 29 anos, que irão concluir o ensino fundamental e recebem uma bolsa mensal de R$ 100,00.