Prefeitura do Natal inaugura Terceira Unidade do Cadastro Único no Shopping Via Direta

Foto: Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, entrega nesta quinta-feira, 08, às 11h, a Terceira Unidade do Cadastro Único. Localizada estrategicamente no Shopping Via Direta,  às margens da Av. Salgado Filho, a nova unidade visa aprimorar o atendimento para cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

A titular da Semtas, Andréa Dias, comemora a entrega do equipamento, destacando o compromisso em proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população em situação de vulnerabilidade. Esta Terceira Unidde representa um passo significativo no aumento da capacidade de atendimento, crucial para a inclusão de famílias de baixa renda nos programas sociais municipais, estaduais e federais.

"O Cadastro é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda, a porta de entrada em programas sociais dos órgãos municipais, estaduais e federais. No novo local, muito acessível,a população terá comodidade, conforto e segurança no atendimento, e os servidores terão um espaço novo e adequado para realiza-los. Essa é uma das prioridades do Prefeito Álvaro Dias e da Semtas”.

A nova unidade contará com 30 servidores e entrevistadores prontos para oferecer serviços que vão desde a inserção no Cadastro Único até a emissão de folha de resumo, passando por atualização de dados, consulta de benefícios sociais e esclarecimento de dúvidas.

A chefe do Cadastro Único, Andreia Melo, destaca a importância da expansão, ressaltando que a abertura da Unidade 3 visa fortalecer ainda mais as ações do Cadastro Único. "A expectativa é de que cerca de 160 pessoas sejam atendidas por dia.  Atualmente,  Natal possui mais de 120 mil famílias inseridas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para a inclusão nos programas sociais".

CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Utilizadas pelo Governo Federal, Estados e municípios, essas informações visam implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Famílias de baixa renda que ganham até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos de renda mensal total podem se inscrever para receber benefícios.