“Bloco de serviços” garantido nas ruas de Natal no Carnaval 2024

Foto: Alex Régis / Redação: Secom

A Prefeitura de Natal organizou e vai executar uma grande operação, contando com o trabalho de servidores de todas as suas secretarias durante o Carnaval. A proposta é oferecer uma ótima experiência aos natalenses e turistas que irão curtir o evento na cidade. O planejamento e a atuação das equipes já começaram no período pré-carnavalesco e vão seguir até o último folião deixar a avenida nos sete polos da folia.

Além dos shows com grandes atrações locais e nacionais, o público vai contar com operações especiais e reforço nas áreas da saúde, serviços urbanos, comunicação social, limpeza, iluminação pública, segurança, assistência social, combate à poluição sonora, garantia dos direitos das pessoas com deficiência, além de proteção, defesa e combate a violência contra as mulheres (ver quadro informativo abaixo).

“O bloco de serviços da Prefeitura vai ser o maior do nosso Carnaval. Tratamos o evento como um grande produto da cidade, gerador de emprego e recursos. Por isso mesmo, não mediremos esforços para entregar uma festa segura, alegre e convidativa. Todos nós estamos empenhados, confio na competência dos nossos servidores e tenho a convicção de que teremos um Carnaval de grande sucesso neste ano”, aposta o prefeito Álvaro Dias.

Na parte artística, a programação da festa é eclética e diversificada. O Carnaval de 2024 vai concentrar 23 atrações nacionais e 151 potiguares. No total, entre atrações de palcos, blocos, troças e demais modalidades, serão mais de 1.000 artistas se apresentando. Teve secretaria onde o trabalho começou antes do início do período momesco.

A secretaria municipal de Comunicação (Secom) preparou campanhas de divulgação da festa em si, sobre prevenção e cuidados com a dengue e arbovoriroses, bem como a já tradicional campanha do “Não é Não”, reforçando a mensagem do respeito, proteção e defesa dos direitos das mulheres. A Secom também vai contar com o trabalho diário de suas equipes de repórteres, fotógrafos e motoristas, cobrindo diariamente a festa. Outro serviço disponibilizado vai ser a transmissão dos shows dos polos de Petrópolis e Ponta Negra.

A produção do evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) conta com uma equipe de mais de 100 pesssoas, entre produtores e equipe de apoio. A Prefeitura do Natal oferece toda a estrutura, logística e coordena o Carnaval em todos os polos e palcos. Os foliões terão à disposição cinco postos médicos, cinco ambulâncias com UTI e oito ambulâncias básicas, além de 60 brigadistas, 350 seguranças, estrutura de 350 banheiros químicos, áreas exclusivas para PCD (ver texto nesta página), intérpretes de Libras, sonorização e projeto de iluminação cênica.

Semul; Semidh
- Segunda edição do Bloco das Mulheres, com o tema: “Pediu pra parar? Parou! Não é Não”, reforçando o respeito, conscientização e combate a violência contra as mulheres.

Semdes
- Operação de segurança envolve a a atuação diária de 120 Guardas Municipais entre o efetivo escalado no serviço ordinário e o efetivo extraordinário via diária operacional em toda a cidade.
- Os eventos contarão com o apoio de 26 viaturas, 09 motos e 02 vans.

Semsur
- Fiscalização do comércio informal nos pólos da festa para coibir à venda e consumo de bebidas em garrafas de vidro; venda de produtos de pirataria, entorpecentes e utilização de mão de obra infanto-juvenil; combate a instalações elétricas clandestinas
- Equipes com mais de 100 fiscais, agentes socioambientais e profissionais de segurança privada.
- Iluminação especial de Led e, ainda, a Semsur disponibilizará equipes de plantão para emergências, com escala para todo período carnavalesco, a partir da quinta-feira (08) até a quarta-feira de cinzas, atuando das 16 às 22h, para garantir a eficiência na iluminação.

Semtas
- Campanha "Trabalho Infantil não é folia” para prevenir e identificar casos de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, e outras violações de direitos, nos diversos pontos carnavalescos.

Saúde
- Foco no combate e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Aids, Sífilis e Hepatites Virais com a campanha "Camisinha na Folia".
- Postos Médicos Avançados (PMA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) localizados nos polos de Petrópolis, Ponta Negra e Redinha, garantindo a assistência à saúde para os foliões durante todos os dias do evento. A estrutura conta com uma sala de estabilização adequada para atender todas as intercorrências que o folião possa ter, com equipe profissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
- Os postos também vão ter o apoio para atendimento pré-hospitalar móvel do SAMU Natal, que disponibilizará também um canal prioritário com a linha 192 para as ocorrências que possam acontecer durante o evento.

Limpeza
- A Urbana terá uma equipe específica para atuar nos polos de Carnaval da cidade nos oito dias de folia. Serão cerca de 100 garis, seis encarregados e um supervisor geral envolvidos na limpeza desses locais para que o serviço seja realizado o mais breve possível.
- Operacionalmente serão dois caminhões pipa para higienização na limpeza dos polos carnavalescos, que ocorrerá no dia seguinte de cada evento a partir das 06h da manhã.  Durante o Carnaval a Urbana manterá a coleta domiciliar funcionando normalmente, assim como os serviços de limpeza de praias, capinação e varrição.

Semurb

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai desempenhar um papel importante durante o carnaval, funcionando com uma sede administrativa para ocorrências da Guarda Municipal. O trabalho será em equema de plantão para atendimento de demandas, contando com a participação de 10 fiscais da Semurb por dia na operação.