Comissão Eleitoral Central para eleição dos diretores escolares toma posse

Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (08), a instalação oficial da Comissão Eleitoral Central, que vai conduzir o processo de escolha dos gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal para o triênio 2025-2027. A solenidade foi conduzida pelo secretário de Educação em Substituição Legal, Aldo Fernandes de Sousa Neto.

“A Comissão Eleitoral Central desempenha um papel fundamental na condução de um processo eleitoral transparente e participativo para a escolha dos gestores das nossas escolas municipais. É uma responsabilidade significativa, pois impacta diretamente na gestão e no desenvolvimento da educação em Natal”, ressaltou o secretário de Educação em Substituição Legal, Aldo Fernandes.

A Comissão é constituída por membros que representam democraticamente vários segmentos da Rede Municipal de Ensino e das instituições e entidades relacionadas ao ensino público, sendo os representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal (Fogem), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (SINSENAT), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“A Secretaria Municipal de Educação prima pela garantia da gestão democrática e consideramos que a eleição para a escolha dos diretores é um passo importante para a sua efetivação. Hoje, foi um momento muito importante para a abertura do processo de eleição de diretores para o triênio 2025-2027. Com a instauração da Comissão Eleitoral Central, o cronograma das ações será construído e brevemente a comunidade escolar terá acesso a todas as informações necessárias para a realização da escolha dos próximos diretores", citou a diretora do Departamento de Gestão Escolar, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues.

Após a solenidade de posse, a Comissão Eleitoral Central, se reuniu para deliberar de forma democrática, a escolha do presidente, vice-presidente e 1 e 2° secretário, desta maneira ficou decidido para esses cargos respectivamente, Juliana Dal Ava Augusto (presidente), Maria da Guia Medeiros Santos Lopes (vice-presidente), Wagner Douglas Artur do Nascimento (1° secretário), e a estudante Yasmim Eduarda Oliveira do Nascimento (2º secretário) da Escola Municipal Professora Palmira de Souza.

“A transparência é um dos pilares fundamentais do nosso trabalho. Estamos comprometidos em garantir que todas as etapas do processo eleitoral sejam conduzidas de forma aberta e acessível. A gestão democrática é um pilar fundamental para a construção de uma educação de qualidade. Ao envolver diversos setores na escolha dos gestores, criamos um ambiente mais participativo e alinhado com as necessidades reais das escolas", destacou a presidente da comissão, Juliana Dal Ava Augusto.

A estudante Yasmim Eduarda Oliveira do Nascimento, relatou que é a primeira vez que participa de uma ação como essa. “Espero que, ao envolver ativamente a comunidade, possamos construir uma gestão mais inclusiva e alinhada com as reais necessidades das escolas. Queremos promover um ambiente escolar que valorize a participação de todos, resultando em ações e decisões que beneficiem o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes", destacou a adolescente.