Gestantes de Natal recebem repelentes para prevenção das arboviroses

Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou a distribuição de repelentes contra mosquitos para gestantes do município. Os repelentes estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Natal para gestantes no primeiro trimestre de gestação e têm como intenção combater os riscos à gestação que possam ser causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Essa é mais uma ação contínua da secretaria no combate às arboviroses no nosso município. Estamos realizando a distribuição desses repelentes para as gestantes que se encontram no primeiro trimestre de gestação, fase mais propícia a malformações dos fetos, principalmente para casos de Zika. Os repelentes já estão nas unidades e começaram a ser distribuídos para proteger as nossas gestantes”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).

Ao todo foram distribuídos 2.811 repelentes nas unidades de saúde de Natal levando em consideração a média de pré-natais realizados nos serviços, com o intuito de prevenir a infecção por arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika, doença que pode acarretar complicações neurológicas como microcefalia nas crianças.

“Essa é uma ação muito importante, principalmente para nossa proteção e dos nossos filhos”, confidencia Juliana Gomes, mamãe que faz o seu pré-natal na Unidade de Saúde de Felipe Camarão II e recebeu o repelente para se proteger contra as arboviroses.

Para a secretária adjunta, é importante ainda que as pessoas fiquem atentas a locais que possam servir de criadouros para os mosquitos. “Cerca de 75% dos criadouros de mosquitos estão localizados nas residências ou no entorno das casas, então convidamos os munícipes a fazerem sua parte e evitarem que a doença se alastre pela nossa cidade.”

Ações contínuas

A SMS Natal ativou o gabinete de combate às arboviroses, atualizando o plano municipal de contingência das arboviroses, estabelecendo as ações e estratégias que serão implementadas para prevenir uma eventual situação epidêmica em Natal.

Durante todo o ano, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza tratamento focal de arboviroses na cidade, com visitas acontecendo nas residências nos cinco distritos sanitários do município. A UVZ também realiza atividades como o trabalho ampliado de educação e divulgação em saúde; bloqueios químicos com as unidades de baixo volume (fumacê portátil) em bairros com casos prováveis ou confirmados de arboviroses. Além de atividades de coleta de pneus, que em 2023 totalizaram 153.552 pneus retirados das ruas de Natal, ação em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).

Natal também utiliza a tecnologia das ovitrampas, armadilhas que ajudam no monitoramento e controle dos mosquitos que podem causar arboviroses, tecnologia utilizada desde 2015 em Natal, que a partir do ano passado foi adotado como referência de metodologia de monitoramento entomológico para o programa nacional de vigilância das arboviroses do Ministério da Saúde em todo o país.