SMS capacita profissionais sobre o manejo adequado de pacientes com dengue


SMS capacita profissionais sobre o manejo adequado de pacientes com dengue
Foto: SMS

Natal segue realizando ações de combate às arboviroses e à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizou uma capacitação com o intuito de atualizar os profissionais da saúde sobre o manejo adequado de pacientes com dengue na rede de saúde do município. Foram dois dias de atividades, que contou com a presença de cerca de 140 profissionais se qualificando com o intuito de fornecer uma resposta rápida às epidemias e minimizar o impacto delas na saúde pública.

“Esse evento faz parte da política de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e teve como objetivo principal ofertar aos profissionais de saúde, especialmente médicos e enfermeiros, o conhecimento e habilidades necessárias para lidar eficazmente com a prevenção, diagnóstico e tratamento de Dengue, contribuindo assim para a redução do impacto da dengue na saúde pública”, comenta o secretário municipal de saúde, George Antunes. 

A capacitação foi realizada no formato híbrido, com possibilidade de ser acompanhada presencialmente ou online por meio da plataforma Zoom, destinada para todos os profissionais de saúde que atuam no município de Natal e pessoas que possuíssem interesse pelo tema. “Como grande diferencial, contamos com palestras realizadas por profissionais médicos da própria rede municipal de saúde, com atuação em unidades da atenção primária e da rede de urgência e emergência. Além disso, foram convidados quatro professores que lecionam disciplinas de infectologia: o Dr. Fernando Suassuna, Dr. Luiz Alberto Marinho, Dra. Iara Marques e Dra. Mylena Bezerra, profissionais com reconhecida experiência no manejo de pacientes com dengue, para somar e definir novos direcionamentos nas atividades assistenciais aos doentes.” explica Rosângela Morais, coordenadora médica do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, responsável pela capacitação.  

O evento também proporcionou uma grande reflexão sobre o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) em situações de surtos e epidemias, como reforça Rosângela: “O momento foi muito oportuno para darmos mais um salto de qualidade no manejo adequado aos usuários, o que passa pelo fortalecimento dos fluxos de atendimento de pacientes na rede de atenção primária, possibilitando a redução de casos graves, de internações hospitalares e de mortalidade por dengue”, ressalta.

Durante os dois dias do evento, os profissionais de saúde que atuam no município de Natal puderam conhecer mais sobre temas como o cenário pandêmico e entomológico atual das arboviroses em Natal; a fisiopatologia da dengue; espectro clínico, classificação de risco e diagnóstico diferencial; condução clínica de pacientes com dengue na Atenção Primária e condução clínica de pacientes com dengue na Rede de Urgência e Emergência.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389