Semurb lança e disponibiliza Anuário Natal 2023 para população

Assessoria de Imprensa/Semurb

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lançou nesta sexta-feira (19), o Anuário Natal 2023. A publicação editada pelo Departamento de Geoinformação e Pesquisa (DGP), já está disponível para consulta e download no portal oficial da Prefeitura do Natal, na página da Semurb em seu menu publicações.

“A produção de informações sobre o Município de Natal, mais do que um dever institucional da Semurb, tem sido uma atividade imprescindível, cujos resultados vêm ao longo dos anos se consolidando na orientação das ações da Semurb em seus diversos campos de atuação”. ressalta o titular da pasta, Thiago Mesquita.

O propósito central do Anuário é fornecer de forma transparente dados e informações abrangentes sobre o Município, em linha com o moderno conceito de responsabilidade pública. Ele reúne dados de diversas áreas, como meio ambiente, patrimônio, geografia, educação, saúde, habitação, cultura, finanças, economia, legislação e informações censitárias. Além disso, tem o objetivo de resgatar a história da cidade, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento ao longo do tempo.

Essas informações têm um papel fundamental no apoio às ações da gestão municipal em diversas áreas, incluindo transporte, saúde, planejamento urbano e ambiental, entre outras.

“Através do entendimento da dinâmica da cidade, dos sistemas que a compõem e de como seus elementos se inter-relacionam, foi possível a elaboração do Plano Diretor de Natal. Este é um bom resultado do uso das informações na busca de soluções para uma cidade melhor”. acrescenta Mesquita.

Novidades

Nos últimos anos, o Anuário tem sido publicado virtualmente, acompanhando as inovações tecnológicas e facilitando o acesso e uso dos dados pelos usuários. Esta edição traz como diferencial uma retrospectiva desde o século XX até as discussões atuais sobre o Plano Diretor de 2021. Além disso, conta com a participação conjunta das demais secretarias municipais, que contribuem com informações específicas e bases cartográficas.

“A novidade do Anuário 2023 é a inclusão de dados de licenciamento e do Novo Plano Diretor. Combinado a isso, incluímos textos que analisam e contextualizam os dados apresentados, dessa forma os interessados nas informações podem entender outros processos como metodologia e razão destes que estão disponíveis para acesso”, ressalta a diretora do Departamento de Geoinformação e Pesquisa (DGP), Maria Luíza Furtado.

O Anuário Natal tem sido, desde 2003, testemunha da trajetória desta cidade. Muito mais além do dever de prestar informações, tem sido um convite à reflexão e conhecimento da origem, da dinâmica, das potencialidades e desafios do Município de Natal, através da apresentação das informações em suas diversas edições, sempre a evoluir nos diagnósticos sobre o espaço urbano.

Recentemente, com o advento dos processos digitais da Semurb, foi possível a coleta de dados mais específicos e ainda mais avançar na diversificação e especialização das informações de indicadores urbanísticos e ambientais, como dados de alvarás e habite-se por bairro no município.

As informações fornecidas pelo Anuário são uma referência importante para técnicos, gestores municipais, professores, estudantes e cidadãos interessados, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade em constante transformação de Natal.

Para acessar o Anuário Natal 2023 na íntegra, clique aqui ou acesse o menu serviços/publicações na página da Semurb.