Vacinação contra a Raiva é neste Sábado (18)

No próximo sábado, dia 18, a Secretária Municipal de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Anti-rábica 2010. O objetivo é vacinar mais de 83 mil cães e gatos na capital. Para isso, mais de 650 profissionais da saúde foram treinados pelo Centro de Controle de Zoonoeses (CCZ), além de estudantes de Zootecnia e militares do Exército e Marinha, que farão uma parceria com a Prefeitura do Natal.

“É importante que todos os donos de animais, levem seus bichinhos até o posto mas próximo, para serem vacinados e assim ficarem imunes a esta doença, que é considerada uma das doenças mais graves, por geralmente provocar a morte da vítima, sendo transmitida do animal para o homem”, alerta o veterinário Diógenes Soares, coordenador do CCZ.

Este ano, a previsão é vacinar já no sábado, Dia D da campanha, aproximadamente 75.000 animais, nos 188 postos distribuídos pelos bairros do Natal. Nas áreas de difícil acesso, como, chácaras e limítrofes do município, a orientação é para que os donos de animais procurem o CCZ para aplicar a vacina.
“A vacinação anti-rábica de cães e gatos é a principal medida de controle e prevenção dessa zoonose, pois diminui o número de animais suscetíveis e, conseqüentemente, os riscos de pessoas morrerem vítimas dessa doença que determina a morte em quase 100% dos casos”, completou Diógenes Soares.