Lagoa de captação de Candelária será limpa para descobrir a origem das l


Lagoa de captação de Candelária será limpa para descobrir a origem das l

Numa vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, 13 de setembro, pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), nas lagoas de captação de águas de pluviais, localizada na avenida Jaguarari, próximas aos condomínios Green Wood e Green Village, no bairro de Candelária, foi identificado o lançamento de esgoto clandestino em uma das quatro lagoas, além do acúmulo de lixo no local. A visita foi feita em conjunto com a secretaria de obras e Infraestrutura (Semopi) e Caern.

Devido a grande quantidade de esgoto será feito um bombeamento do esgoto para outra lagoa e tamponar as galerias para que se possa identificar os responsáveis pelo crime ambiental. O trabalho será realizado pela secretaria de Infraestutura (Semopi), órgão responsável pela manutenção deste equipamento.

A fiscal da Semurb, Rute França, que esteve no local, disse que esta vistoria é o inicio da operação de fiscalização, já que no momento o infrator não pôde ser identificado devido a grande quantidade de esgoto e lixo acumulado na lagoa. “É preciso que seja feita a limpeza da lagoa, a partir daí é que a Semurb pode agir. O responsável sendo identificado lavramos o auto de infração com a multa, além de solicitar os reparos necessários para corrigir o problema”, explica.

De acordo com o técnico da secretaria de Obras Públicas e Infraestrura (Semopi), que participou da vistoria, Jonas Barbosa, o procedimento para a limpeza da lagoa vai ser iniciado amanhã em parceria com a Urbana. “Todo o esgoto será bombeado para a outra lagoa mais próxima para que diminua o nível de efluentes e possamos identificar de onde sai todo esse efluente”, explica.

Moradores próximos ao local que não que não quiseram se identificar denunciaram também, que freqüentemente caminhões do tipo limpa-fossa despejam dejetos sanitários na lagoa nos períodos da noite e madrugada. Segundo a fiscal da Semurb, Conceição Américo, uma ligação clandestina em outra lagoa de captação também foi identificada na vistoria de hoje.

“Pelas características acreditamos que seja água servida. Vamos verificar a origem dessa água com o tamponamento da galeria”, declarou. O conjunto das quatro lagoas de captação é responsável por armazenar e dar vazão às águas da chuva oriundas dos bairros de Lagoa Nova, Candelária, Cidade da Esperança e Cidade Nova.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389