Recreação, lazer, interação e muitos momentos de descontração marcaram a manhã, desta quarta-feira (16), na Orla da Praia do Meio. Dezoito usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) participaram da 1ª partida de futebol promovida pela unidade. Uma iniciativa que foi além da prática esportiva: foi um gesto de acolhimento, inclusão e pertencimento.

Acompanhados por equipe técnica e pelo coordenador do equipamento, os jogadores vivenciaram um momento de integração no campo society, celebrando cada jogada com entusiasmo e espírito coletivo. Mais do que marcar gols, o objetivo foi promover o convívio, fortalecer vínculos e valorizar a presença de cada participante.

O coordenador do Centro Pop, Herick Carvalho, destacou a importância da atividade e o envolvimento direto dos usuários na construção do evento. “Essa foi uma iniciativa dos próprios usuários, que expressaram o desejo de realizar uma partida. Eventos como esse são muito importantes, pois promovem a integração social, além de fortalecer laços entre equipe e usuários. Outros serão realizados e com certeza carregarão histórias e conexões emocionais”, afirmou.

Além do futebol, o evento contou com o apoio da equipe técnica, lanche coletivo e um clima de acolhimento e valorização. A proposta é que ações como essa se tornem parte da rotina do Centro Pop, como instrumentos de fortalecimento de vínculos e promoção social.

Um espaço de cuidado e reconstrução

O Centro Pop é um dos principais equipamentos da rede socioassistencial voltado para o atendimento da população em situação de rua. No local, são disponibilizados atendimentos individuais e coletivos com foco no fortalecimento da autonomia, no acesso a direitos e na reconstrução de vínculos familiares e comunitários.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, em sistema de porta aberta. São ofertadas refeições diárias, espaço para higiene pessoal, lavanderia, guarda de pertences, repouso e acompanhamento psicossocial e de saúde. Os usuários também têm apoio na regularização de documentos pessoais, acesso a vagas de acolhimento institucional e inserção nas demais políticas públicas, sempre que necessário.

Além disso, o Centro Pop realiza oficinas terapêuticas, atividades de convívio e socialização, com o objetivo de promover bem-estar, escuta qualificada e dignidade às pessoas que se encontram em situação de rua. O atendimento se dá por demanda espontânea ou por encaminhamentos de outros serviços da rede socioassistencial, equipes de abordagem social, políticas públicas setoriais e órgãos de defesa de direitos.