Ministro da Saúde recebe em audiência a Prefeita e Secretária de Saúde

“Micarla resgatou a credibilidade pública ao nomear Ana Tania como secretária de Saúde do município. Agora eu acredito que a Saúde será priorizada”, Iara Pinh

Durante a abertura da 70ª Semana Brasileira de Enfermagem na manhã desta terça-feira (12), a secretária municipal de Saúde,  Ana Tania Lopes Sampaio anunciou que estará amanhã, junto com a prefeita Micarla de Sousa conversando com o ministro José Gomes Temporão. Em pauta estarão  a implantação das Unidades de Pronto Atendimento de Natal, a construção do Hospital geral municipal e a política nacional de recursos humanos.

“Vamos pedir ao ministro que o Governo Federal implemente a carreira para os profissionais do SUS, com incentivo à dedicação exclusiva e remuneração justa, para não termos uma disputa desleal com o setor privado que tem que ser utilizado como complemento para o Sistema ùnico de Saúde Público”, informou a secretária.

A política de recursos humanos é uma das prioridades para a atual gestão da SMS. O desafio é resgatar a imagem do servidor público, atrair e motivar os profissionais da Saúde para que seja prestado um atendimento de qualidade aos usuários do SUS. Hoje, a rede básica de saúde sofre pela carência de profissionais, especialmente médicos, e apesar do processo seletivo aberto desde janeiro deste ano para contratar 120 médicos por um salário de R$ 2 mil e R$ 4 mil, as vagas ainda não foram preenchidas. “É um desafio pro gestor, mas vamos dividir essa responsabilidade com o controle social, os conselhos, sindicatos, associações e Ministério Público, afinal nossos objetivos são os mesmos : investir na promoção, proteção e recuperação da assistência à saúde”, ressaltou Ana Tania.

A promotora de Saúde, Iara Pinheiro, do Ministério Público Estadual elogiou os projetos da secretária, que é enfermeira e sanitarista, no auditório do plenarinho da Assembléia Legislativa, hoje pela manhã. Para a promotora, “Micarla resgatou a credibilidade pública ao nomear Ana Tania como secretária de Saúde do município”.

Audiência

Na audiência com o Ministro Temporão, Micarla e Ana Tania também farão uma apresentação sobre a questão dos medicamentos em Natal. Segundo relatório da sindicância instaurada pela prefeita,  houve prejuízo de milhões de reais com remédios vencidos  ou estragados pela forma irregular de armazenagem nos últimos anos.

Outro ponto de pauta da reunião será a construção das quatro UPA´s (uma em cada região de Natal), com funcionamento 24 horas atendendo as urgência e emergência de média complexidade. Será discutida ainda a construção do Hospital Geral Municipal de Natal, cujo projeto deverá ser finlizado até novembro deste ano. “Na nossa gestão a saúde será vista como qualidade de vida e cidadania”, finalizou a secretária.