Idosos serão beneficiados com Centro Dia

Visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos de Natal, a Prefeitura do Natal, por meio  da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai implantar até o dia 30 de outubro o primeiro Centro Dia da cidade, onde os idosos poderão passar o dia recebendo atendimento integral em um espaço adequado, e ao final, voltar para seu convívio familiar e comunitário. “O Centro será uma alternativa importante para garantir aos idosos uma convivência familiar, evitando que fiquem internados em abrigos institucionais.”, afirma Verônica Dantas.

Natal terá duas unidades de Centro Dia. Uma na Zona Oeste, que será inaugurada ainda neste mês  de outubro e uma outra na Zona Norte, prevista para ser inaugurada em 2011. “Escolhemos essas zonas administrativas por serem locais com maior quantidade de idosos que possuem limitações para a realização de Atividades de Vida Diária (AVD), que convivem com suas famílias, porém, não dispõem de atendimento de tempo integral, em domicilio”, afirma Verônica Dantas, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE.

O Centro Dia será uma unidade pública que irá proporcionar o atendimento das necessidades básicas, mantendo o idoso junto à família e reforçando o aspecto da segurança, autonomia, bem-estar e a própria socialização do idoso. Além disso, os idosos também poderão participar de atividades terapêuticas e socioculturais. “Uma equipe de profissionais multidisciplinar irá trabalhar na atenção aos idosos nas áreas de assistência, saúde, fisioterapia, psicologia, atividades ocupacionais, lazer e apoio sócio-familiar de acordo com as necessidades dos usuários. Queremos acabar com o isolamento, a solidão e a depressão.”, afirma a Diretora.

A unidade contará com médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem, cuidadores, dentistas, nutricionistas, dentre outros. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com previsão de atender 35 idosos/dia. “A previsão é que a unidade da Zona Norte possa atender mais pessoas”, afirma Verônica Dantas.

Os idosos beneficiados serão os dependentes ou semi-dependentes que não têm condições de permanecer no seu domicilio e necessitam de cuidados especiais. Eles serão encaminhados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa API – Domiciliar.

De acordo com a Diretora do DPSE, a unidade da Zona Oeste está em fase de locação e será organizada seguindo características físico-espaciais apropriadas ao idoso. “A edificação será térrea, com corredores planos, escadas e rampas livres de obstáculos e com corrimão. Todos os espaços estão sendo pensados para melhor atender o idoso”, afirma a Diretora.