Caravana da Saúde chega ao conjunto Brasil Novo


Caravana da Saúde chega ao conjunto Brasil Novo

A Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes Macedo e Silva, no conjunto Brasil Novo, recebe hoje (30) e amanhã (01) os consultórios móveis e os médicos da Caravana da Saúde que vão atender alunos, professores e servidores com consultas e exames para visão, audição e voz.

É a 59° a receber a equipe de especialistas. O projeto já beneficiou mais de 9,5 mil crianças e adolescentes e quase 2 mil professores, com suas visitas para a realização de consultas e exames de saúde vocal, visual de auditiva no próprio espaço das escolas.

“Para as visitas, temos o cronograma com a ordem de atendimentos já previamente definida, mas com pelo menos 10 a 15 dias de antecedência, marcamos o primeiro encontro com a direção da escola, em que conhecemos as instalações para a realização adequada dos procedimentos, explicamos o todo o projeto, e realmente confirmamos a disponibilidade do encontro pedagógico e das consultas e exames com os médicos, de acordo com o calendário de atividades das instituições”, explica a coordenadora operacional da Caravana Carmen Firmino.

Esta semana a Caravana já esteve na Escola Municipal professor Wadson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. O vice-diretor, Marcos Antônio Calaça, conta que ficou surpreso com a quantidade de alunos detectados com problemas visuais e auditivos na instituição onde trabalha, após a realização de todas as consultas com o otorrinolaringologista, oftalmologista e fonoaudiólogas do projeto.

“Nós ficamos muito surpresos pelo número de alunos com problemas. Mas já sabíamos que esse era um serviço que todos precisavam muito e que já deviam esperar por isso há algum tempo, e a Caravana foi uma oportunidade de eles receberem esse cuidado”, coloca o professor.

“A faixa etária dos alunos na escola é entre 13 a 17 anos, já são adolescentes. Então todos já tinham consciência de quando sentiam dificuldade em fazer os exercícios da aula, porque não estavam enxergando o que estava escrito no quadro ou sentiam dor de cabeça, ou porque tinham dores constantes de ouvido ou não conseguiam ouvir direito a explicação, e queriam fazer os exames para ter certeza”, destaca a pedagoga.

O projeto Caravana da Saúde Escolar

A Caravana da saúde Escolar é um projeto, desenvolvido pela prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti. Dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio, visa resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

As escolas recebem a visita da equipe médica em duas unidades móveis munidas de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames como laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de vista e de audição, além de outros procedimentos de contrapartida, como cirurgias e exames complementares, caso haja necessidade.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389