Moradores da Comunidade do Detran recebem novas casas

Crédito da imagem: Rodrigo Sena

Uma ação da Prefeitura do Natal em conjunto com as secretarias municipais de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), está construindo novas residências para as famílias da comunidade do Detran, na zona Oeste de Natal. Na manhã desta quinta-feira (30) o Executivo Municipal entregou 10 residências finalizadas com toda infraestrutura de saneamento, água encanada e energia elétrica.

As famílias beneficiadas aguardaram ansiosas a chegada da prefeita Micarla de Sousa que entregou pessoalmente as chaves das casas. “Nós fizemos junto com o Governo Federal um grande investimento financeiro para a construção dessas casas, mas o maior investimento mesmo é na felicidade dessas pessoas que agora terão moradia digna”, declarou a prefeita Micarla de Sousa. Na entrega das casas a chefe do Executivo Municipal esteve acompanhada da secretária municipal de Haabitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Ana Elizabeth Thé.

As novas casas foram edificadas no formato de sobrado, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço no térreo e dois quatros no primeiro andar, todas dotadas de energia elétrica e água encanada.

Desde o mês de março deste ano a Prefeitura do Natal já entregou 48 residências para os moradores daquela comunidade, com as 10 entregues hoje somam 58 e até o final deste ano, outras 59 casas serão concluídas totalizando 117 unidades. O investimento da Prefeitura do Natal em parceira com o Governo Federal na construção das casas de alvenaria é de mais de R$ 2 milhões.

Mudança de vida

A mudança de vida das famílias é radical e para melhor. Lama, insetos, ratos, casas feitas de restos de madeira, de papelão e de plásticos era situação encontrada na comunidade do Detran, em Cidade Nova. Mas essa realidade esta mudando para as pessoas que há anos moram sem nenhuma infraestrutura de saneamento básico e de higiene.

A empregada doméstica Patrícia da Silva, 29 anos, que tem quatro filhas comemorou a entrega da casa. “No meu barraco era muito ruim, quando chovia molhava tudo, era muito inseguro, com lama, inseto. Agora recebendo a casa é vida nova”, disse Patrícia da Silva.

A dona de casa Francisca Florentino Braz de 55 anos se emocionou ao receber a casa nova. “É uma felicidade para mim porque passei 35 anos da minha vida morando em barraco e agora tenho uma casa”, declarou.

Programa de habitação

Com um ano e nove meses da atual gestão, a Prefeitura do Natal já removeu seis favelas da cidade (Alagamar, Peão, Luiz Gonzaga, Detran, 8 de outubro e Via Sul) garantindo moradia digna a mais de 2 mil famílias que viviam em condições precárias.