Dia Nacional do Idoso é marcado pela entrega da comenda Sabino Gentili

A Prefeitura do Natal por meio com Conselho Municipal do Idoso comemorou nesta sexta-feira (1º) o dia nacional e internacional do idoso, com a entrega da Medalha Mérito Padre Sabino Gentili, em homenagem às pessoas que se destacaram com ações voltadas para a defesa dos direitos do idoso. Oito pessoas que prestam serviços relevantes à terceira idade foram agraciadas com a premiação numa solenidade realizada no salão nobre.

A entrega da medalha foi feita pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que esteve acompanhada da presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino e do secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Alcêdo Borges.

“Foi uma escolha difícil entre tantas pessoas que trabalham na causa do idoso, mas tenho certeza que os escolhidos representam muito bem todos aqueles que trabalham em prol do idoso”, falou a prefeita sobre a escolha dos homenageados.

Sobre as ações da Prefeitura do Natal em prol do Idoso, Micarla de Sousa ressaltou que “a atual gestão tem o compromisso de implantar na cidade ações que beneficiem a terceira idade. Ano que vem vamos abrir o primeiro Centro-Dia do Idoso na zona Norte, para que lá eles possam ter acesso a cursos, atividades e exercícios. A nossa pretensão é implantar um Centro-Dia em cada região de Natal.”

Receberam a medalha o médico geriatra Celso Matias; a assistente social Francisca Doriela; o juiz de direito Nilson Roberto Cavalcanti Melo; o assistente social do Juvino Barreto há 15 anos Ângela Câmara; o atual interventor do Juvino Barreto, Kerginaldo Jacob; a ex- secretária da Semtas Rosy de Souza (representada pela mãe Mírian de Sousa); a primeira presidenta do Conselho do Idoso Nilse Cavalcante; e a funcionária pública Maria de Lourdes.

A criação da Medalha de Mérito Padre Sabino Gentili foi proposta pelo Conselho Municipal do Idoso e instituída através do Decreto de n° 8.246 de 23 de agosto de 2007. A medalha presta uma homenagem ao Pe Sabino Gentili, in memorian, que desenvolveu por mais de 25 anos trabalhos sociais em Natal, especialmente no bairro de Mãe Luiza.

Discursando em nome dos homenageados, Nilse Cavalcante disse estar emocionada em receber a medalha. “Foram muitos anos de luta e muito amor dedicado ao trabalho com o idoso e hoje estou muito emocionada emser agraciada pelas benesses dessa luta, então tudo valeu a pena”, declarou Nilse Cavalcanti.
“Essa medalha enaltece e reconhece o trabalho dessas pessoas junto aos idosos, principalmente pela seriedade que é outorgada”, disse a presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino.

Intervenção do Juvino Barreto
Ainda na solenidade de entrega da medalha, a chefe do Executivo Municipal Micarla de Sousa anunciou que o Ministério Público, junto com a Diocese de Natal, decidiu em manter por mais quatro meses no Instituto Juvino Barreto a intervenção da Prefeitura do Natal, por meio da Semtas. Após 120 dias, a intervenção seria encerrada nesta sexta-feira (1º) e agora de forma consensual se estenderá até janeiro de 2011.

Padre Sabino
Sabino Gentili nasceu em 13 de julho de 1945, em Castel di Tora, cidade italiana localizada a 100km de Roma. Sua família não tinha muitos recursos e praticava a agricultura de subsistência. Saiu de casa aos 11 anos para estudar numa instituição da Congregação Salesiana, onde adquiriu a vontade de ajudar as pessoas no decorrer.

Em 1974, foi ordenado padre e enviado para trabalhar no Colégio Salesiano, em Natal. Em outubro de 1979, assumiu a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, dedicando-se à capela de Nossa Senhora da Conceição, e aos trabalhos sociais desenvolvidos no Centro Pastoral de Mãe Luíza e no SOS Criança.

Ao todo, foram 29 anos de sua vida dedicados à comunidade de Mãe Luíza. Nesse tempo, o padre Sabino Gentili fez uma verdadeira “revolução social” na comunidade, que aconteceu de forma silenciosa na vida de cada habitante daquele bairro, por meio da educação, da saúde, da segurança e da religião. O religioso faleceu no dia 08 de julho de 2006, na Itália, poucos dias antes de completar 61 anos.