Prefeitura do Natal promove 1ª Mostra de Talentos Api-Conviver

Idosos do município do Natal irão revelar seus talentos na próxima quinta-feira (21), a partir das 14h, na 1ª Mostra de Talentos do Programa de Atenção à Pessoa Idosa - API Conviver, promovida pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). O evento, que será realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), faz parte do mês em comemoração ao Dia 1° de Outubro Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa.
De acordo com a coordenadora do programa Api Conviver, Késia Menezes, a mostra será um momento para que os grupos de convivência do programa se reúnam e mostrem à sociedade o que está sendo produzido em oficinas. “Eles irão expor trabalhos feitos durante todo este ano. O interessante de tudo isso é que, eles também estarão vendendo as peças expostas, uma oportunidade de gerar renda para a família”, afirma a coordenadora.
Os idosos irão expor bordados, pinturas em tela e em tecido, esculturas em biscuit, trufas em chocolate. “Além das oficinas realizadas pela equipe do Api-Conviver (bordados, pintura em sacaria, pantufas de EVA), os idosos também participam de cursos com instrutores do Departamento de Qualificação Profissional - DPQ, como cursos de biscuit, chocolataria, pinturas (tecido, tela e vidro), o que diversifica ainda mais as possibilidades de aprendizado e vendas”, explica Késia Menezes.
Cerca de 30 grupos, dos 54 beneficiados pela Semtas, estarão na mostra, e a expectativa é reunir mais de 700 pessoas dentre expositores e visitantes. “Convidamos toda a população para prestigiar os belos trabalhos. Será uma oportunidade imperdível”, afirma a coordenadora. O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) fica localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, Nossa Senhora do Nazaré.

Sobre o programa

O programa Api-Conviver busca prevenir situações de risco à pessoa idosa por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Tem como objetivo promover ações de convivência e socialização em 54 grupos de convivência, distribuídos nas quatro regiões administrativas de Natal. As atividades realizadas são dinâmicas recreativas e de lazer; artesanato; e dinâmicas de grupos.

O programa beneficia cerca de duas mil pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e está aberto a novos integrantes. Os interessados em participar devem ligar para a Coordenação do Api-Conviver para saber qual o grupo mais próximo de suas casas. O telefone é o 3232-4752.