Telecentros de Panatis e Mãe Luiza forma alunos no curso de ABC da Informática

Um grupo de 120 alunos recebeu na tarde desta sexta-feira (22), o certificado de conclusão do curso ABC da Informática, realizado nos telecentros comunitários da Prefeitura do Natal, localizados nas comunidades de Panatis (80 beneficiados) e Mãe Luiza (40 beneficiados).

O curso ABC da Informática é realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) nos sete telecentros espalhados pela cidade nas comunidades do Panatis, Mãe Luiza, Neópolis, Guarapes, Cidade Nova, Lagoa Seca e Ribeira.

Além da entrega dos certificados também foram realizadas apresentações de dança, capoeira, swingueira, além da distribuição de lanches. As aulas foram ministradas nos telecentros do Panatis e de Mãe Luiza, este último em parceria com a instituição Atendimento Filantrópico (Afim), que funciona como uma Organização Social de Utilidade Pública.

“Trabalhamos em parceria com a Prefeitura do Natal, cedendo o espaço físico de nossa sede em Mãe Luiza e da filial do Santarém para instalação dos telecentros”, informou o presidente da Afim, Franklin Pinto. No caso do Santarém, o telecentro começará a funcionar até o início do próximo mês de novembro, pois está na fase de acabamento.

Durante o processo de aprendizado foram repassados conteúdos relativos à Introdução a Informática, Sistema Operacional (Linux), processador de texto (Writer), dispositivos de armazenamento, navegador de internet (mozila).

“O objetivo deste curso, que dura dois meses, é familiarizar nossos usuários, através da alfabetização digital, com os diversos sistemas de computador e com a internet”, informou a coordenadora geral dos telecentros, Jaqueline Ramalho Maia.

A coordenadora geral disse ainda que este serviço oferece o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais. Foram cadastradas nos telecentros no período de fevereiro a outubro deste ano, 3.350 pessoas, que realizaram 35.907 acessou ou 392 diários.

Os telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para realização de atividades que promovem a inclusão digital como acesso à rede de computadores mundial, cursos de informática, serviços como cópias e impressão de documentos.