Começam os preparativos para a Feira da Árvore

O Departamento de Emprteendedorismo da  Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), já começou os preparativos para a Feira da Árvore, que terá início no dia 07 de dezembro, dia em que as luzes da maior Árvore de Natal da cidade serão acesas para as comemorações natalinas. Na tarde desta segunda-feira (22), os artesãos cadastrados na Semtas participaram de reunião no Centro de Artesanato de Natal – ARTESANAT para definir os detalhes da Feira deste ano. Estiveram presentes na reunião o Secretário Adjunto de Trabalho da Semtas, Pedro Costa; o Diretor do Departamento de Empreendedorismo, Frederico Leite e o Coordenador do Artesanat, Neto Leal.

Os artesãos foram informados das grandes novidades para essa nova edição do evento. A mais importante delas é que, pensando na população e nos artesãos que vivem na Zona Norte da cidade, a Prefeitura decidiu inovar. Dará de presente aos natalenses e turistas duas árvores de Natal, e serão também duas Feiras da Árvore. Além da Árvore iluminada e da Feira de Artesanato no bairro de Mirassol, haverá uma infraestrutura semelhante na Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte. "Com a produção das duas feiras estaremos atendendo também a grande demanda da zona norte, agora os moradores dessa região não precisaram mais atravessar a cidade para participar das comemorações do Natal em Natal", ressalta Pedro Costa, Secretário Adjunto de Trabalho da Semtas.

As Feiras de Artesanato estarão abertas diariamente das 16h às 22h, e se estenderão até o dia 6 de janeiro de 2011, contando com a participação de 300 artesãos, que integram programas profissionalizantes desenvolvidos pela Semtas, que oferece cursos de capacitação e a estrutura para montar as feiras, como no caso das barracas, enquanto que os artesãos entram com a matéria-prima e a mão-de-obra. Haverá ainda dezenas de apresentações culturais com shows musicais, coral, grupos folclóricos e praça de alimentação.

Nas Feiras de Artesanato, o público terá a oportunidade de conhecer e adquirir os mais diversos produtos, frutos do talento do artesão potiguar, que usa de sua criatividade para desenvolver as mais belas e inovadoras peças. Grande parte são modelos exclusivos, com preços bastante acessíveis, como bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas, rendas de bilro, escultura de barro, peças em madeira, e utensílios para cozinha.

A expectativa é que a Feira gere um faturamento jamais alcançado. Em 2009, o rendimento da Feira da Árvore foi de R$ 207 mil, o que contabilizou um aumento de aproximadamente 1.300% em vendas, em relação aos pouco mais de R$ 15 mil registrados no ano de 2008. Agora a expectativa da Semtas é que esse número salte para R$ 300 mil. "O interessante é que os recursos garantidos através da venda das peças saem da mão do comprador direito para os artesãos, contribuindo para um incremento significativo de sua renda no final de ano. É uma honra para a Prefeitura do Natal apoiar e facilitar a realização de negócios promissores para os artesãos natalenses", declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.