Rosa de Pedra promete muito agito na Praça de Mirassol

Os mais antenados com o mundo das letras sabem que o nome Rosa de Pedra é o título do livro de estreia da poetisa paraibana Zila Mamede, que construiu toda a sua prolífera e vitoriosa carreira literária no Rio Grande do Norte. Seguindo a trilha aberta pela poetisa, um grupo de músicos natalenses formou a banda homônima que mostrará o seu som multifacetado amanhã (8), às 21 horas, na Praça de Mirassol, onde foi erguida uma árvore de Natal gigante. O evento ocorre dentro da programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes.

Com raízes fincadas na praça, a Árvore de Mirassol recebeu este ano iluminação de lâmpadas do tipo led, bem mais econômicas que as tradicionais. Ao todo, foram usadas 186 mil lâmpadas na árvore de 126 metros. A estrutura possui formato em espiral e suas luzes de cor branca dão um efeito visual que marcará a história do Natal na capital potiguar. Já a árvore do Panatis tem 60 metros de altura e possui 86 mil lâmpadas.

Desde 2002 a banda Rosa de Pedra atua na cena independente da capital. Sua música autoral mescla fusion, pop e música regional com uma pitada de rock cangaço, fundindo-se com ritmos diversos da cultura popular (coco e ciranda, por exemplos) e da música universal (rock e drumn'bass). Uma proposta musical que mistura sons de rabeca, baixo, guitarra, percussão, bateria e vozes lavadeiras, com ritmos e poesias que retratam o cotidiano, mestres populares e a religiosidade brasileira, com sotaque nordestino, unindo vertentes do tradicional com o contemporâneo-urbano.

Contando apenas oito anos de estrada, a Rosa de Pedra tem uma carreira consolidada no cenário da música potiguar e nordestina. Prova disso foi o convite para participar da gravação do programa Som Brasil da Rede Globo homenageando o músico Dominguinhos em 2010. Ainda merece destaque a participação da banda no 62° Encontro da SBPC (2010), SESI Música Série Brasileira (2009), lançamento do CD na Fnac Paulista (2009), Carnaval de Pernambuco - Pólo Paudalho (2009), Festival MADA (2008), Circuito BNB Rock Cordel (2008), Festival Coca-Cola Lógica Zero (2008), Festival DoSol (2008), SESC Cariri (2007) e no Fórum Cultural Mundial em 2004.
A Rosa de Pedra conta atualmente com Ângela Castro (voz), Tiquinha Rodrigues (rabeca/voz), Toni Gregório (guitarra), Betão Tavares (baixo), Concita Alves (percussão/vocal), Sami Tárik (percussão) e Rogério Pitomba (bateria).