Mais de 10 mil atendimentos de urgência. Este é o saldo do mês de dezembro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ruy Pereira dos Santos, em Pajuçara. O maior desde que foi inaugurada pela Prefeitura do Natal, em junho de 2010.
Para os usuários, os números representam mais do que a capacidade de atendimento. Eles são a prova de que a saúde pública municipal encontrou o caminho certo para amparar a população. “Sou hipertensa e por causa de uma crise precisei de assistência médica. Tinha ótimas referências da UPA e não pensei duas vezes. Fui atendida rapidamente, por conta do meu problema e encontrei instalações, enfermeiros e médicos de primeira. Bom saber que agora podemos contar com um serviço desta qualidade”, elogia a dona-de-casa Marília Cláudia.
O mês de dezembro mostrou que a média de atendimento nos cinco primeiros meses de funcionamento que era de pouco mais de 9 mil subiu. Em relação ao mês de novembro, o aumento foi de 10%. Fechando o mês com 10.155 atendimentos, classificados entre os seis níveis de gravidade.
A UPA segue um modelo de atendimento diferenciado com classificação dos pacientes de acordo com o grau de gravidade dos sintomas. Todos que chegam à
unidade de urgência são logo avaliados por uma equipe de enfermagem, que os acolhe e faz a triagem depois de conversar e aferir os sinais vitais. Dependendo da avaliação, a pessoa é encaminhada imediatamente à urgência ou, se for um caso mais leve, aguarda a vez de entrar no consultório médico