Reunião define metas para melhorias nas praias da capital

Com o objetivo de debater os problemas das praias da orla urbana da capital, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), convocou reunião, ontem (27), no auditório da secretaria, com empresários e representantes das principais entidades de turismo do município. Na reunião, foram discutidas medidas pontuais que devem ser implantadas para melhorar o aspecto urbano, limpeza, iluminação, segurança e higiene das praias.

Para isso, será formado um grupo de trabalho com representantes das secretarias municipais que atuam na iluminação, limpeza, planejamento urbano, trânsito, vigilância sanitária, além da Polícia Militar e Guarda Municipal. O grupo será coordenado por um gestor a ser indicado pela prefeita Micarla de Sousa.

Ficou decidido, ainda, que todas as medidas a serem tomadas a partir de agora devem ser feitas por etapas, começando inicialmente pelas praias do Meio e do Forte, para em seguida ser implementadas nas praias da Redinha e de Ponta Negra. “Eu entendo que se fizermos melhorias seletivas, escolhendo onde começar a trabalhar, resolveremos com maior rapidez esses problemas, em vez de querermos atacar tudo de uma só vez”, observou o titular da Seturde, Tertuliano Pinheiro.

Definido o coordenador da comissão, a Prefeitura fará um levantamento de todos os encaminhamentos feitos pelos participantes da reunião e, a partir daí, o grupo começará a trabalhar para solucionar, a curto prazo, os problemas em conjunto com os empresários e entidades do trade turístico.

Participaram da reunião o diretor executivo do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto; presidente do Convention Visitors & Bureau, George Costa; presidente da ABAV/RN, Ana Carolina; presidente da ABIH/RN, Habib Chalita; representante da secretaria estadual de Turismo, Armando José; diretor do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Paulo César Galindo; presidente da Associação dos Quiosques de Ponta Negra, Aldemir Henrique Costa; representante do Conselho Comunitário de Ponta Negra, Yuno Silva; representante do Sinduscon/RN, Ana Adalgisa, e o representante da Fecomércio/RN, Marcus Guedes, entre outros.