Arco do Sol será recuperado pela Prefeitura

O monumento ‘Arco do Sol’, situado na avenida Engenheiro Roberto Freire, será recuperado pela Prefeitura do Natal. As chapas de alumínio, que apresentam desgaste por corrosão, já estão sendo retiradas para que as obras de recuperação possam ser iniciadas. Após o risco eminente apontado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), a Prefeitura de natal irá fazer uma licitação para recuperar o monumento e entregá-lo novo à cidade.

Por solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o Crea realizou uma vistoria técnica no último dia 19 de fevereiro e o laudo apontou que a estrutura apresenta sinais graves de corrosão na principais peças de sustentação e pode provocar ruptura e desabar.

O monumento projetado pelo arquiteto Felipe Bezerra foi um presente da empresa Ecocil pela comemoração aos 400 anos da cidade de Natal e simboliza o sol e o mar, características que tornaram a capital potiguar conhecida como a ‘Cidade do Sol’. Inaugurado em 23 de dezembro de 1999 possui um vão livre de 20 metros sobre a estrada de Ponta Negra. Sua estrutura sustentada por cabos de aço é revestida com chapas de alumínio na cor prata e o pilar principal de sustentação é de aço pintado na cor dourada. Sua altura máxima é de 7,60m e a mínima é de 3,65m.