Telecentro abre curso de informática para idosos

O Telecentro Comunitário do bairro Guarapes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), abriu uma turma do curso de iniciação à computação, "ABC daInformática," voltado especialmente para a terceira idade.

A unidade de Guarapes e o Centro de Referência da Assistência Social ( CRAS) firmaram parceria e 40 vagas do curso o ABC da Informática foram abertas para os idosos da comunidade que particiram do grupo "Motivando Vidas", um projeto realizado e coordenado pela equipe do CRAS.

Os idosos do grupo "Motivando Vidas" interessados em participar do curso de iniciação à informática, devem procurar o Telecentro Guarapes para realizar a inscrição. "Estamos oferecendo duas turmas com 20 vagas cada. Teremos aulas às segundas e quartas-feiras, sendo uma turma das 10h às 12h, e outra das 13h às 15h", explica Rodrigo Campos, coordenador do Telecentro Guarapes. O início das aulas está previsto para o dia 14 de março, terminando em 2 de maio.

Os idosos terão 2 meses de aulas gratuitas e irão aprender conteúdos relativos à Introdução à Informática, Sistema Operacional (Linux), Processador de Texto (Windows), Dispositivos de Armazenamento, Navegador de Internet (Mozilla). “O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno receberá ainda material didático completo para complementar os estudos”, declara o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Várias turmas já se formaram desde a inauguração dos Telecentros, em janeiro do ano passado. “Durante todo o ano de 2010 realizamos inúmeros cursos do 'ABC da Informática' com conteúdo relacionado à inclusão digital e carga horária de 32h, certificado de conclusão e apostila didática. Ao todo 1.114 alunos concluíram o curso”, ressalta a coordenadora geral dos Telecentros, Jaqueline Ramalho Maia.

O curso de alfabetização digital é pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, por meio da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, certificação dos cursos, e estrutura física conforme exigido pelo Governo Federal.