AME Brasília Teimosa abre semana do Carnaval Cidadão

Época de festa e prevenção. A Semana Carnaval Cidadão, organizada pelas AMEs, surpreendeu os usuários  da unidade de Brasília Teimosa nesta segunda-feira (28), pela manhã. Recebidos pela equipe de médicos e enfermeiros da ação, eles receberam orientação sobre DST-AIDS e dengue na tenda organizada na porta da unidade, e ainda puderam conferir uma palestra que esclareceu dúvidas e orientou sobre a disseminação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue.

A dona de casa, Francisca Edna, elogiou a iniciativa. Ela já contraiu a doença duas vezes e sabe muito bem o desconforto e o receio que são causados. “O exame de sangue da última vez que suspeitei da doença apontou que eu estava com um número muito baixo de plaquetas, 55. Fui orientada a ficar de repouso, coisa que eu não tinha feito ainda, e a tomar a medicação prescrita”. Edna ainda dá uma dica. “Como eu já sabia como é a evolução da dengue, aproveitei para me hidratar muito, com água, suco, água de coco. Ajuda muito na recuperação”, explica.

E ela está certa. Segundo a médica infectologista da AME, Mônica Andrade, hidratar o corpo é essencial quando o diagnóstico é positivo. “Além de seguir à risca o tratamento indicado, já que remédios que contém ácido acetil salicílico, por exemplo, não podem ser ingeridos, tomar bastante líquido fortalece o sistema imunológico e repõe as energias”, diz. O exame de sangue é uma das maneiras mais eficazes e rápidas de diagnosticar a doença, pois indica, por exemplo, quando as taxas de plaquetas estão baixas. Esse componente sanguíneo regula a coagulação do sangue e, quanto mais baixa essa taxa, mais suscetível fica o corpo a hemorragias.

A prevenção foi destacada, pela própria comunidade, como a melhor maneira de evitar a transmissão da dengue. Os casos não são raros. Neide Santos contou à platéia que perdeu uma amiga e um primo por causa da dengue hemorrágica, o tipo mais forte da doença. “A gente nunca acha que acontece conosco e serve de alerta para prestarmos atenção. Na última visita do agente de saúde da prefeitura em minha casa, recebi nota 10! Cuido mesmo e fico brava com quem acha que é bobeira”, conta a aposentada.

Essas e outras orientações serão transmitidas até o próximo sábado nas AMEs de Brasília Teimosa, Planalto e Nova Natal, durante a programação da Semana Carnaval Cidadão. A tenda ficará montada durante o horário de atendimento das unidades, de 07 às 19 horas, com distribuição de preservativos e material explicativo, com a supervisão de um enfermeiro da AME.

Nesta terça-feira (01), será a vez dos usuários da AME Planalto participarem da palestra de prevenção à dengue, a partir das 8h30.