Casa Abrigo Clara Camarão comemora mês da mulher

Dando continuidade à programação oficial da Prefeitura do Natal em comemoração ao “8 de março – Dia Internacional da Mulher”, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, atividade interna com as mulheres acolhidas na Casa Abrigo Clara Camarão. “Iremos presentear às mulheres com um Dia de Beleza. Elas terão a oportunidade de fazer unhas, cabelo, depilação, entre outros mimos”, destaca a secretária adjunta da integração, Josi Lucas.

De 16 à 18 de março, a Semtas realizará um ciclo de palestras com temas relacionados à prevenção da violência contra à mulher, estimulo para inserção no mercado de trabalho, auto-estima, qualificação profissional e serviços oferecidos pela rede sócio assistencial, tanto na Casa Abrigo, como nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Seguindo um cronograma bem variado, no dia 22 de março, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Semtas realiza a tradicional entrega da medalha “Nísia Floresta”, um reconhecimento às mulheres que tiveram papel de destaque no último ano.

“Estaremos também, em parceria com o Estado, realizando uma caminhada em defesa dos direitos da mulher, no dia 27 de março. No dia seguinte ocorre um dos principais eventos que marcam a comemoração do 8 de março pelo município, o Seminário “Tecendo a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”, ressalta a secretária.

O Seminário é uma iniciativa da secretaria adjunta de integração social da Semtas, terá abertura no dia 28 de março, a partir das 19h, no PraiaMar Hotel. A primeira palestra será ministrada pela secretária especial de políticas para as mulheres de Recife – PE, Rejane Pereira, com o tema “Aspectos conceituais e teóricos da violência de gênero”.

A programação do Seminário é bem rica e abrangente. Isso porque, além da noite de abertura, os participantes poderão contar com mais 3 dias (29/30/31 de março) para realização de oficinas, debates, exposição de trabalhos, entre tantas outras atividades”, explicou Josi Lucas.

Programação Oficial do Mês da Mulher

A programação oficial da Prefeitura do Natal em comemoração ao “8 de março – Dia Internacional da Mulher” teve início no dia 1° de março. A Semtas, responsável pela implementação de políticas específicas às mulheres no município, abriu o cronograma de atividades para cerca de 300 servidoras da secretaria, que tiveram um momento de descontração e lazer com um delicioso café da manhã, preparado pela equipe do Departamento de Segurança Alimentar e Central de Abastecimento da Semtas. A comemoração contou com a presença do secretário da Semtas, Alcedo Borges, e de todos os secretários adjuntos da secretaria.

As servidoras também ganharam um Dia de Beleza, com cabeleireiros e manicures; sorteios de 11 brindes, com destaque para um microondas e um final de semana em Caraúbas, apresentação do coral, além de muita descontração com os instrutores de dança do programa Api-Conviver que atuaram com as participantes para um início de dia mais feliz, relaxando o corpo e a mente.