Titular da Sejel participa de Seminário Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura

O Secretário Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel) e da Secretaria da Copa 2014, Rodrigo Cintra, participou na tarde desta quinta-feira (17), no auditório do Sebrae/RN, em Lagoa Nova, do Seminário Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura.

O evento vem sendo realizado nas cidades que sediarão jogos da Copa 2014 e tem o objetivo de apresentar oportunidades, fortalecer, qualificar, profissionalizar, articular lideranças locais e planejar ações para o desenvolvimento do segmento do turismo, com foco no evento da Fifa.

“A Prefeitura do Natal está atenta ao envolvimento da sociedade com relação aos assuntos da Copa. Dessa forma a Sejel, que coordena as ações da competição em Natal, tem o objetivo de formar uma frente associada de gerenciamento de projetos, criando uma nova concepção de desenvolvimento da cidade”, informou Rodrigo Cintra.

O titular da pasta de esportes da capital potiguar informou que o executivo municipal tem todo o interesse de apoiar os projetos que tenham alguma relação direta ou indireta com a realização da Copa 2014 em Natal, como no caso do Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura.

Bem Receber Copa

O Programa Bem Receber Copa tem como objetivo qualificar o setor de turismo, com foco nas pessoas, empresas e destinos, envolvendo os setores de alimentação, hospedagem, receptivo, segurança para o turismo e serviços em geral. De acordo com Rodrigo Ramos, gerente do programa Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura, a meta é chegar à qualificação de 8 mil pessoas do segmento até a competição em 2014.

Com relação ao Aventura Segura, um dos segmentos do Bem Receber Copa, entre seus objetivos está promover o fortalecimento e articulação de organizações representativas do segmento do turismo de aventura, a elaboração de planejamento estratégico para o desenvolvimento do segmento de turismo de aventura com qualidade, sustentabilidade e segurança.

Há ainda a meta de buscar o desenvolvimento de conteúdo para treinamento profissional de condutores e empresas que oferecem atividades de turismo de aventura, a disseminação de conhecimento técnico relacionado à gestão empresarial e operação responsável e segura do segmento de turismo de aventura, a organização, qualificação e estruturação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento GVBS, a disseminação de práticas socioambientais responsáveis para os empresários de turismo de aventura.

“Vamos analisar o projeto Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura, para que seja ajustado à realidade da cidade do Natal de acordo com o interesse dos munícipes, para que seja executado em sua plenitude”, informou o secretário Rodrigo Cintra.