USF Panatis chama moradores para o combate à Dengue


  USF Panatis chama moradores para o combate à Dengue

A Unidade de Saúde da Famíla do Panatis promoveu durante o último sábado (25), uma reunião com 70 jovens que fazem parte do grupo de escoteiros do bairro, para discutir em conjunto um cronograma de possíveis ações de combate à Dengue na comunidade.

No evento, realizado no auditório da unidade, os profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) organizaram uma tarde de exibição de filmes sobre desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor e o tratamento, diagnóstico e riscos da Dengue, além de disponibilizar livros e revistas para os jovens possam aprofundar os conhecimentos sobre o tema. No final, escoteiros e agentes de saúde da unidade participaram de debate para a apresentação de alternativas para mobilizar a população.

O encontro com os escoteiros faz parte de um conjunto de iniciativas da USF Panatis, iniciado no mês de fevereiro, para sensibilizar os moradores da importância de cuidados na rotina de cada residência para a diminuição de casos de Dengue na localidade, considerada como área de alta incidência de focos do mosquito, bem como de casos notificados da doença. O objetivo é planejar medidas de curto, médio e longo prazo, com informações e novas idéias.

“Estamos buscando os movimentos sociais para interá-los da situação, para posteriormente organizarmos um trabalho de mobilização nas ruas. Já realizamos reuniões com escolas, creches, igrejas e lideranças comunitárias. E agora com os escoteiros. Pois, eles realizam um trabalho muito dinâmico e educativo com as crianças e adolescentes e, com certeza, darão uma ótima contribuição para o planejamento e execução dessas ações de saúde”, destaca o diretor da unidade de saúde, Wellis Matias.

A primeira reunião, dirigida à comunidade em geral e realizada no dia 16 de fevereiro, na sede do Distrito Sanitário Norte II, culminou com a elaboração de projetos educativos já implantados, como a organização de um concurso de redação sobre a Dengue e incorporação do tema de forma interdisciplinar no planejamento de aula dos professores na Escola Estadual Professor Josino Macêdo.

“Os professores e alunos estão bem empolgados, estamos buscando parcerias para promover a final do concurso e participaremos da próxima reunião de pais da escola, no dia 14 de abril, para levar mais informações sobre Dengue e definir detalhes do concurso com os adolescentes”, explica o diretor da USF Panatis.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389