Prefeita e secretário de Saúde do RJ discutem modelos das UPA\\\'S

Ampliar e qualificar o programa de saúde da família, investir na reestruturação da atenção básica e construir as unidades de Pronto Atendimento 24 horas – UPA’S. Estes serão os três pilares da Prefeitura do Natal para melhorar o atendimento da população na rede pública de saúde. Os três temas foram pauta da audiência entre a prefeita Micarla de Sousa, o secretário de saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, e a secretária de Saúde de Natal, Ana Tania Sampaio, na tarde desta terça-feira (02), no Palácio Felipe Camarão.

O secretário Sérgio Cortes veio atendendo a um convite da Prefeita Micarla de Sousa para debater a experiência do Governo do RJ na implantação das UPA´S. O Governo Fluminense já implantou 23 unidades e deve entregar até o final do ano outras 20. “As UPA’S garantiram um avanço na nossa rede de saúde, mesmo com a cobertura baixa do PSF que só atinge 3% da nossa população. Já atendemos mais de 2,5 milhões de pessoas e conseguimos resolver quase 99% dos problemas, ou seja, menos de 1% da demanda é transferida para os hospitais. Isso representou uma redução de 30% do fluxo de urgência e emergência que passou a ser mais eficiente”, informou o secretário.

Natal vai construir 4 UPA’S ainda este ano. A prefeitura também pretende implantar um hospital geral municipal. Por isso a prefeita mostrou interesse não apenas no modelo de construção adotado pelo Rio de Janeiro, que garantiu agilidade nas obras físicas, mas também a forma de gestão das unidades. “Estamos debatendo nesta reunião os caminhos para implantar as UPA´S e fazê-las funcionar, com modelo de gestão eficiente, garantindo a melhoria significativa no atendimento da nossa população. A visita do secretário do Rio foi extremamente positiva nesse sentido”, avaliou Micarla.

Para a secretária Ana Tania, a troca de experiências bem sucedidas deve facilitar a implantação dos projetos que a SMS pretende desenvolver em Natal. Ana Tania espera que nos próximos 6 meses as UPA´S já estejam prontas para funcionamento. Ela também garantiu que a rede básica terá prioridade nos investimentos.
Entre os modelos de gestão debatidos pela equipe técnica da secretaria, os procuradores do município também presentes à reunião, os secretários de saúde e a prefeita, foram avaliadas as parcerias público privadas (PPP´s), a criação de Fundação Estatal e a gestão pelas Organizações Sociais.

SAMU E CORPO DE BOMBEIROS

Outro modelo de gestão que foi apresentado pelo secretário de saúde do RJ foi a união do SAMU com o Corpo de Bombeiros. Acompanhado do secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiro do RJ, Cel Pedro Machado, ele mostrou que a integração dos dois serviços deu mais eficiência aos atendimentos e garantiu bases de apoio fixas e estruturadas para as unidades móveis, que antes ficavam espalhadas pela cidade em postos de gasolina, supermercados, entre outros, como acontece hoje em Natal.