Natal reafirma pacto para redução da mortalidade infantil

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reafirmou seu compromisso de investir em ações para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil e mais uma vez assinou o termo de compromisso para o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e na Amazônia Legal, durante a Reunião do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum da Rede Perinatal, realizada nessa segunda-feira (11), no auditório do Praia Mar Hotel.

O evento teve como objetivo debater as contribuições de cada município para a concretização do Plano Operacional para Redução da Mortalidade Infantil no RN, em conformidade com as metas estabelecidas, segundo compromisso assumido oficialmente pelo governo estadual perante o Governo Federal, em 26 de maio de 2009. Na ocasião, foram explanados os principais avanços e dificuldades enfrentadas para a garantia de uma maior assistência a mães e bebês antes, durante e após o parto no Estado.

A cerimônia contou com a participação da governadora do RN, Rosalba Ciarlini; do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda; e da consultora e supervisora do Ministério da Saúde no Plano de Qualificação das Maternidades da Rede Perinatal para as regiões Nordeste e Amazônia Legal, a pediatra Maria Angélica Andrade.
Natal repactuou o compromisso junto aos outros oito municípios considerados prioritários (Macaíba, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Caicó, Mossoró, Currais Novos, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante), por funcionarem como pólos de atendimento na região e apresentarem mais de 50% dos óbitos infantis do Estado, comprometendo-se a avançar ainda mais em questões como qualificação da atenção ao pré-natal, parto e recém-nascido; educação na saúde; gestão do trabalho e da informação; mobilização e vigilância de óbitos infantis.

O documento foi assinado pela secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, Maria do Perpétuo Nogueira, que destacou os investimentos de Natal em pontos como a investigação de casos de óbitos maternos, capacitações de profissionais no nível médio e superior, reorganização de serviços, ampliação da oferta de exames laboratoriais e exames de ultrassonografia e cardiotocografia nas unidades de saúde, além da reativação de comitês de combate à mortalidade infantil nas maternidades e na própria secretaria.

“Natal vem avançando tanto nas ações preventivas, como nas notificações. Em 2010, reestruturou-se significativamente na investigação de óbitos maternos, questão muito importante para o planejamento e execução de ações do poder público e que antes apresentava muita dificuldade na coleta de dados, e está caminhando para obter os mesmos resultados em óbitos infantis”, pontuou.