Economia Solidária realiza palestra aos beneficiados

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza nesta quarta-feira (13), no Centro Público do Alecrim, Café da Manhã Solidário com palestra para os grupos do setor de Economia Solidária (EcoSol) ligados à secretaria. “O nosso grande objetivo é confraternizar os grupos para palestra e dinâmicas de relacionamento interpessoal,” destaca Dikson Rener, chefe do EcoSol. A palestra será proferida pelo administrador Juarez Paiva, da incubadora Unitrabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os encontros com os beneficiados da Economia Solidária são realizados mensalmente com o foco na capacitação dos grupos, visando aumentar o entrosamento entre eles, e assim, favorecer as relações humanas, e também a produção e venda de produtos artesanais. “Vamos aproveitar o Café da Manhã para falar das grandes conquistas obtidas com o Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário por meio de parceria Semtas e Sebrae/RN, que vem aumentando a comercialização de produtos em feiras, e a exportação do nosso trabalho à Europa, dentre outros”, afirma o chefe da EcoSol.

Estarão presentes no Café da Manhã solidário seis grupos de Economia Solidária: a associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mães Criando Arte, Mão que Criam, Grupo Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto (ACAP),  Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML).

Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário:

A parceria firmada entre a Semtas e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade faz parte do Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário, que é realizado através de convênio com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). “A Bio Fair Trade desenvolve o papel de complementar o
trabalho de incentivo ao comércio solidário capacitando os artesãos e oferecendo meios para que eles possam produzir e comercializar seus produtos em outras áreas fora de seu alcance habitual”, explica Frederico Leite.

As seis associações de artesãos da Economia Solidária integram projeto e já foram inclusive capacitados ao longo de 2010. Agora eles estão trabalhando a todo vapor para produzir peças que serão exporta das em breve para o mercado europeu. “Os artesãos só atuavam no mercado local. Agora, com o convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade, nós já conseguimos negociar a comercialização de 3.200 (três mil e duzentas peças) para a Holanda, Bélgica e Luxemburgo.”, declara Frederico Leite, diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

Das seis associações ligadas ao Setor de Economia Solidária, duas estão envolvidas nessa primeira fase de produção e exportação: a Associação do Bem Estar da Mulher (ASCOBEM) e a Rede de Sonhos, ambas da Zona Norte de Natal.