Programa Adote o Verde entrega mais uma praça

“Defender o meio ambiente é defender a vida”, disse a prefeita de Natal Micarla de Sousa, no evento que oficializou a adoção de mais uma praça, por meio do programa Adote o verde. A partir de agora, a Praça Assis Chateaubriand, no Tirol, é de responsabilidade da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). A solenidade foi realizada nesta terça-feira (2), dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

A prefeita ressaltou ainda que essa é a terceira praça a ser entregue para instituições, formando assim uma parceria muito positiva. “Só se consegue resolver os problemas de forma efetiva quando a cidade se une e, de mãos dadas, resolve cuidar do meio ambiente”, disse a chefe do executivo municipal.

Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos Thiago Trindade, o programa Adote o Verde é um incentivo para a sociedade cuidar de espaços verdes, e a Semsur tem reforçado essa prática otimizando a manutenção de praças e canteiros da cidade. “A Praça Assis Chateaubriand, por exemplo, foi a primeira a receber o programa de manutenção das 248 praças de Natal, desenvolvido pela Secretaria”, frisou Thiago Trindade.

Durante a solenidade de adoção, foi assinado um convênio entre a Prefeitura e a Emprotur, que tem à frente o presidente Cláudio Porpino, para firmar o compromisso de adoção da praça. Com isso, a empresa será responsável pela manutenção do projeto paisagístico, pela limpeza do espaço e também pela conservação dos equipamentos.

“Quero que as crianças venham brincar, que as pessoas venham passear e que utilizem cada vez mais esse espaço”, enfatizou o presidente da Emprotur. Além da manutenção da praça, Cláudio Porpino comprometeu-se a realizar pequenos shows culturais em um dia da semana.

Programa Adote o Verde comemora bons resultados

Com o a proposta de recuperar e manter as áreas verdes da cidade, compartilhando com a população essa responsabilidade, o programa Adote o Verde superou as expectativas iniciais. Em dois meses, mais de 10% das 248 praças existentes na capital foram adotadas e diariamente novas propostas são lançadas.

“Temos uma análise muito boa do programa. A expectativa inicial era de que fossem adotados em um ano 10% das praças e canteiros da cidade. Conquistamos essa meta antes de dois meses”, comemora a chefe do departamento de Paisagismo da Semsur, Melissa Sales.

Além de praças, 20 canteiros foram adotados. Diariamente equipes da Semsur são chamadas para fazer novas visitas para adoções de espaços verdes. O objetivo de cada adotante é melhorar o meio ambiente à sua volta, contribuindo também para uma Natal mais verde.

Como participar

O procedimento para adotar um espaço verde é simples. Basta entrar em contato com a Semsur, efetuar o cadastro, definir a área a ser adotada e assinar o termo de compromisso. A partir daí, a equipe do programa realiza uma análise do adotante e repassa todas as orientações sobre como aquele espaço deve ser mantido e preservado. Com a aprovação, a adoção é publicada no Diário Oficial.

Para mais informações, a empresa ou o cidadão podem entrar em contato pelo telefone (84) 3232-3845 ou acessar o site: www.adoteoverde.com.br.