Prefeitura apresentará projeto de combate à dengue em Natal

Como parte das ações para o enfrentamento da dengue na capital, a Prefeitura do Natal lança nesta sexta-feira, 15, o projeto “Natal contra a dengue”, que intensifica, em várias frentes, providências que já estão sendo tomadas e iniciativas que serão implantadas a partir de agora no combate ao vetor da doença. A apresentação do projeto será feita pela prefeita Micarla de Sousa, às 11h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na avenida Coronel Estevam.

Entre as novas ações contempladas pelo projeto “Natal contra Dengue”, está o mapeamento mais eficaz dos casos da doença em Natal, com a colocação de equipe para controle e gerenciamento das ações 24hs; reforço imediato do trabalho de combate aos focos com a contratação de 150 agentes de endemias; instalação de Centro de Hidratação; disponibilização de 10 veículos para atendimento à população em prazo máximo de 48 horas.

Para a operacionalização do projeto, o Diário Oficial do Município já publicou, na sua edição desta quinta-feira (14), o Contrato de Gestão 02/2011 com a OS (organização social) Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social, com duração de 90 dias, em regime de 24 horas/dia.
Central

Na central de atendimento do Disque Dengue, todas as ligações serão gravadas e armazenadas durante quatro meses. Um software vai fazer o controle e gerenciamento das notificações e denúncias recebidas. A central vai ainda monitorar os hospitais da região para identificar e conferir as notificações de casos da dengue, a fim de efetuar ações de bloqueio na área em que moram as pessoas acometidas pela doença.
Um programa de capacitação permanente com diversas equipes de instrução pretende formar agentes entre jovens do ensino fundamental de escolas públicas e privadas interessadas, com distribuição de material informativo. Também haverá capacitação para os profissionais de saúde das unidades municipais, entre eles 50 médicos por mês para o manejo da dengue.

Celeridade

Além de garantir o atendimento aos chamados em um prazo máximo de 48 horas, o projeto “Natal contra dengue” também adotará padrão de resposta na remoção de pacientes carentes de hidratação. Será disponibilizado transporte de pacientes das unidades de saúde municipais e estaduais para os Centros de Hidratação e unidades referenciadas em vans com ar condicionado. Esse transporte será feito no prazo máximo de uma hora a partir da solicitação.

Hidratação

O Centro de Hidratação será instalado no bairro da Cidade da Esperança, região Oeste da capital. O centro terá um médico clínico geral 24hs todos os dias da semana, um médico pediatra em regime de 12hs todos os dias da semana, um médico sanitarista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, seis assistentes administrativos e cinco ASGs em regime de escala.
Uma ambulância de suporte avançada, totalmente equipada, ficará à disposição do centro 24hs por dia, com motorista e equipe de enfermagem para a remoção de pacientes, em caso de necessidade.