SME promove eleição do Conselho Escolar em 67 escolas de Natal

A participação de todos os membros da comunidade escolar nas decisões de cada unidade é o reflexo da democracia existente na rede municipal de ensino de Natal. Nesta terça-feira (03), das 71 unidades responsáveis pelo Ensino Fundamental, 67 realizam o processo de eleição direta para escolha dos membros do Conselho Escolar. Esta é a primeira eleição unificada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A eleição acontece das 8 às 21 horas, em todas as unidades para definir os responsáveis pelo gerenciamento do Conselho Escolar. Formado por pais, funcionários, professores e alunos, a formatação de cada conselho ocorre de acordo com a tipologia das unidades, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Os conselhos são formados por quatro, três e dois membros titulares, e a mesma quantia de suplentes, todos escolhidos em votação direta e secreta.

Durante o processo de eleição, pode votar os pais ou responsáveis com documento de identificação, e mediante comprovação da matrícula da criança ou adolescente na unidade escolar, professores e funcionários do quadro efetivo e alunos regularmente matriculados.

De acordo com a Comissão Eleitoral, apenas as escolas municipais, Mario Lira, Djalma Maranhão, São Francisco e Emanuel Bezerra, todas situadas na Zona Oeste de Natal, não participam da eleição. Estas referidas unidades já realizaram o processo de escolha do Conselho Escolar para o triênio 2011-2013.

Nesta terça-feira, no horário das 16 às 20 horas, a Comissão Eleitoral se instala no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), para receber o resultado das escolas que não funcionam em horário noturno. Na quarta-feira, a comissão vai receber o resultado das escolas com turno noturno, no Departamento de Gestão Escolar (DEG), na sala 304, no prédio da SME, localizado na Ladeira do Sol.