Marinha encerra amanhã semana de mobilização contra a dengue

Em parceria com a Prefeitura do Natal que desenvolve uma campanha permanente de combate à Dengue, a Marinha do Brasil realiza durante esta semana um trabalho de mobilização nas áreas de residências militares. O mutirão da Marinha encerra a primeira fase amanhã (sexta-05), com atividades envolvendo a população do bairro do Alecrim, onde está localizada a Base Naval.

“Vamos organizar uma caminhada educativa nas ruas próximas ao colégio Ary Parreiras, no Alecrim, percorrer as ruas adjacentes e às 10h faremos o encerramento no mesmo colégio com panfletagem, palestras e apresentação de teatro de mamulengos”, informou o comandante Danil Camilo.

Sensibilizar os moradores das comunidades militares para a prevenção ao dengue através de medidas educativas, é o objetivo desta ação. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou ações idênticas com o Exército, agora faz parceria com a Marinha e em seguida deve envolver também a Aeronáutica. Todo trabalho de combate à dengue envolve também os municípios da região metropolitana.

As ações vêm dando resultado. Natal já conseguiu reduzir em mais de 90% os casos de dengue registrados este ano em relação ao ano passado. Mas de acordo com o coordenador técnico do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ), Alessandre Medeiros, não devemos descuidar. “É preciso que a sociedade fique atenta para que continuemos reduzindo cada vez mais. Estamos fazendo um trabalho educativo continuado, pois em se tratando de dengue, prevenir é o único remédio”, diz, Alessandre.

Cerca de 30 militares da Marinha receberam capacitação dos técnicos do CCZ para realizar visitas casa a casa nas instalações militares, sendo agentes multiplicadores de prevenção contra dengue.

Os militares mobilizando as instalações militares entre vilas, condomínios, conjuntos e organizações militares, devendo visitar até amanhã, cerca de 500 imóveis.