Semtas beneficia 48 programas sociais com Central de Abastecimento

Comida fresca e saudável na mesa todos os dias, das crianças, idosos, e demais cidadãos em situação de vulnerabilidade, é o que garante a Central de Abastecimento da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). É um setor responsável pelo pedido, recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos aos 48 núcleos dos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria. “Beneficiamos um total de 8.537 pessoas com alimentos de excelente qualidade como cereais, carnes, legumes e verduras”, destaca João Marcelo Garcia, responsável pelo setor Central de Abastecimento.

A Semtas investe por mês cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) na compra de alimentos que são distribuídos aos programas. “Antes da distribuição, a equipe de 7 nutricionistas realiza um quantitativo de alimentos necessários e elabora o cardápio especial para acabar com a má nutrição e a desnutrição”, afirma João Marcelo. Dentre os programas beneficiados estão Casas de Passagem, os núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Núcleo de Atenção a Pessoas Especiais (NAE) e o Plantão Social.

O Sopa da Gente é um dos programas que também recebe alimentos da Central de Abastecimento. De acordo com a nutricionista Alzemara Monteiro Alves, cerca de 4.750 pessoas são beneficiadas com a sopa que é feita nos postos do programa nas comunidades de Lenigrado, Lagoinha, Nova Jerusalém, Alto da Torre, Vale Dourado e Maruim. “Incluímos na sopa minerais, vegetais, lipídios, proteínas e carboidratos para suprir as necessidades nutricionais das pessoas das comunidades”, afirma a nutricionista.

Para melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos executados pelo setor, a Central de Alimentos está funcionando uma nova estrutura. Hoje com uma área de 267m², o espaço foi ampliando em mais de cem metros quadrados de área se comparada com o antigo espaço que possuía 163m². “O novo galpão trouxe muitas melhorias para a organização dos produtos. O espaço mais amplo facilitou o armazenamento de alimentos e o processo de distribuição. Além disso, estamos com uma câmara fria, que está trazendo um enorme benefício quanto a conservação de alimentos que necessitam de estocagem em baixas temperaturas”, explica o responsável pela Central de Abastecimento da Semtas.

A Central conta com uma equipe de 23 pessoas dentre chefe de setor, assistentes administrativos, nutricionista, supervisor, consultor, assistente social, ASG, açougueiros, estoquistas, carregadores e motoristas. “O nova infraestrutura facilita a execução das tarefas, melhorando a qualidade do nosso trabalho”, declara João Marcelo. A Central de Abastecimento está localizada na Av. Bernardo Vieira, 2280.