Campanha de vacinação contra a gripe vai até a sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) prorrogou as atividades da campanha nacional contra a gripe até a próxima sexta-feira (20). A vacinação está sendo realizada em toda a rede (Policlínicas, Unidades Básicas, Hospitais, Ambulatório Médico Especializados e Unidade de Pronto Atendimento), durante o horário regular de funcionamento de cada unidade de saúde.

“Recebemos orientações do Ministério da Saúde para, se necessário, estender a campanha. E, como ainda possuímos vacinas e montante para ser imunizado, demos esse prazo a mais, para que os natalenses possam se vacinar e destacamos que aproveitem a oportunidade, já que a vacina é gratuita, eficiente e está disponível em toda a rede", explica a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Genilce Maciel.

Segundo Genilce Maciel, o município já vacinou mais de 50% da previsão e já ultrapassou a meta nacional de 80% de cobertura no grupo de trabalhadores de saúde e, até o final da semana, também atingirá a meta entre os idosos. Mas, ainda chama atenção de gestantes, para que procurem os postos de vacinação, e de pais, para que levem as crianças para serem imunizadas.

“Nossa atenção está bastante voltada para as crianças e gestantes, para que seja vacinado o maior número possível, já que é a primeira vez que a campanha é dirigida e esse público e no decorrer dos anos possamos ter mais adesão desses grupos, como aconteceu com os idosos", coloca.

De acordo com dados do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, até hoje, em Natal, já foram vacinados mais de 51,6 mil idosos, o que representa uma cobertura de 70,72% da meta de vacinar 73 mil pessoas no grupo; mais de 4,9 mil gestantes, que representa 40,48% da previsão de 12 mil a serem vacinadas; mais de 10,7 mil crianças, que equivale a 57,68% da meta de 18 mil; e mais de 7,6 mil trabalhadores de saúde, que representa uma cobertura de 94, 32% da previsão de 8 mil pessoas.