Comunidade do Guarapes discute preservação ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a comunidade dos Guarapes e os alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Varela participaram na manhã desta sexta-feira (05) do Seminário Zona Oeste: Fronteiras do Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e da Educação (SME). O evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente de Natal que vai até o próximo domingo (07).

As discussões realizadas na manhã de hoje fazem parte de uma ação educativa que está sendo realizada pela Prefeitura do Natal para esclarecer para a população a necessidade de que se tornem agentes multiplicadores e fiscalizadores já que a área é constantemente alvo de posse ilegal, construções irregulares e degradação ambiental.

Há mais de dois meses reuniões vêm sendo feitas entre as secretarias que participam do projeto e a comunidade. Essas ações na região do Guarapes compõem o programa Zona Oeste Sustentável que pretende proteger a última fronteira de expansão urbana e sustentável da cidade.

A abertura do Seminário foi feita pelo secretário-adjunto da SEMURB, Rivaldo Fernandes, que falou sobre a importância da preservação das zonas de proteção ambiental da cidade, inclusive, da ZPA-4, na zona oeste da cidade e área na qual está inserida a localidade dos Guarapes.

Técnicos da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo também participaram das discussões apresentando os problemas ambientais que cercam a comunidade e orientando sobre algumas atitudes que podem ser tomadas para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Além dos alunos e professores da comunidade, representantes de ONGs, outras secretarias do Município e líderes comunitários da região participaram do evento.

Amigos da Natureza

Conscientes do seu papel, desde o ano passado, alunos e professores da Escola Francisco de Assis Varela já atuam em prol de um mundo melhor. Desde o ano passado, o projeto Amigos da Natureza é desenvolvido nos Guarapes.

O projeto vem despertando nos jovens entre 11 e 16 anos daquela escola a importância da preservação das dunas e mangues que rodeiam a área em que vivem, além de torná-los conhecedores do papel desses ecossistemas no meio ambiente por meio de trilhas realizadas pelos jovens nessas áreas.

A ação que começou na Francisco Varela está ganhando novos adeptos. A escola municipal Almerinda Furtado agora também faz parte dos Amigos da Natureza. E para orientá-los, 15 alunos da alunos da escola idealizadora do trabalho estão sendo transformados em guias. “A escola é um terreno fértil para isso. Estamos plantando no lugar certo e vamos colher belos frutos” afirmou, Socorro Lucena, representante da SME que acompanha o projeto.