Seminário discute Medidas Socioeducativas

O Serviço de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Cidade do Natal (SEMSEMA),  vinculado a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), está realizando realizando nesta sexta-feira (27), o Seminário intitulado “Um olhar sobre a dimensão pedagógica da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)”, no Auditório do NEPSA (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), das 8h às 17h.

O Seminário visa discutir a atuação das instituições parceiras no fortalecimento da rede de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade. “O objetivo é sensibilizar a comunidade para que o acesso aos adolescentes às instituições parceiras à realização da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) seja facilitado. Temos dificuldades para conseguir vagas nas instituições para que os adolescentes cumpram essas medidas.”, declara Rosângela Costa, coordenadora do SEMSEMA.

O SEMSEMA tem como uma de suas atribuições realizar o acompanhamento social a adolescentes autores de ato infracional, em cumprimento de medidas socioeducativas (sanções judiciais) de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA). Atualmente, mais de 300 adolescentes em prestação de serviço ou aguardando vaga para realizar a prestação determinada judicialmente.

O evento irá contar com palestra que irá discutir a atuação interdisciplinar da rede de atendimento, debates, apresentação do Serviço de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e do Centro Municipal de políticas sobre Álcool e Drogas, discussão dos caminhos para melhorar a cobertura do atendimento ao adolescente em cumprimento de PSC e, por fim, estabelecimento e consolidação de compromissos e parcerias na execução da PSC.