Beneficiários do BPC devem comparecer à Semtas

Se você ou alguém de sua família que resida com você receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), compareça o mais rápido possível na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão gestor, financiador e coordenador do BPC, os beneficiários devem se inscreverem no Cadastro Único do município até o dia 30 de junho.

“A finalidade é acompanhar e ampliar o acesso do beneficiário e sua família no âmbito dos programas sociais, delinear o perfil socioeconômico e subsidiar o processo de revisão bienal do benefício, além de instituir como rotina o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais. Nossa meta é cadastrar todos que fazem parte do BPC, ou seja, cerca de 11.960 pessoas e suas respectivas famílias”, afirma Janaína Bandeira, coordenadora do Cadastro Único municipal.

Os cadastramentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O usuário do BPC deve comparecer o mais rápido possível à sede da Semtas ou nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS para a realização de seu cadastramento. “Devem ser apresentados os documentos originais (Identidade, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos, Declaração escolar,) de todas as pessoas que residem na casa”, explica a coordenadora.

O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal que assegura um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos de idade ou mais, e à pessoa com deficiência física e/ou mental, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meio pessoal ou familiar de garantir o próprio sustento.

O Cadastro Único, por sua vez, é utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sócias do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Carteira do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa, Minha Vida. O telefone para mais informações sobre o processo de inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único é o 3232-9248.

Os Postos de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família:
Semtas - Avenida Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado.
Cras – África: Rua Conselheiro Tristão, s/n – Comunidade da África – Redinha.
Cras – Salinas: Av. Dr. João Medeiros Filho, 4570, Potengi.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319 – Loteamento Dom Pedro I - Pajuçara.
Cras – Guarapes: Rua Novo Guarapes, s/n - Guarapes
Cras – Felipe Camarão – Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Felipe Camarão.
Cras Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Alecrim