Última ação da campanha anti-tabagismo da AME acontece amanhã


Última ação da campanha anti-tabagismo da AME acontece amanhã

Que o cigarro faz mal à saúde, todo mundo sabe. Mas durante o mês em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, a AME quer alertar seus usuários sobre as consequências do vício no organismo e a importância de cuidar da saúde longe dos cigarros. A campanha Anti-Tabagismo da AME termina neste sábado, 28, na unidade de Nova Natal.

As ações já aconteceram na AME Planalto e em Brasília Teimosa, com palestras de orientação sobre o tabagismo, aferição de pressão e orientações sobre a dengue. Os usuários são recebidos com panfletos alusivos ao Dia Mundial sem Tabaco, balas de hortelã, oferecidas em troca os cigarros, e aferição de pressão arterial.

Em Nova Natal, a ação acontecerá na unidade, a partir das 09 horas.

Tabaco

Alcatrão, nicotina e monóxido de carbono. Estes são os principais componentes de um cigarro que, junto com cerca de outras 4 mil substâncias tóxicas, são responsáveis por mais de 200 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Entre as doenças causadas pelo efeito do tabaco estão o câncer, doenças coronarianas, respiratórias, aneurismas, trombose, complicações na gravidez, envelhecimento precoce e impotência sexual. Mas por que as pessoas fumam? A curiosidade dos jovens, a falsa sensação de status e o vício causado pela combinação de substâncias são apontadas como alguns dos fatores.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a “Convenção-quadro para Controle do Tabaco” como tema do Dia Mundial Sem Tabaco. O tratado baseia-se em evidências e reafirma o direito de todas as pessoas aos mais elevados padrões de saúde, fornecendo novas dimensões jurídico para a cooperação no controle do tabaco.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389