Semana do Meio Ambiente é comemorada com ações de saúde em Natal

Para marcar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial para alertar a população sobre a importância dos cuidados e responsabilidade com a preservação da natureza para a garantia de uma melhor saúde e qualidade de vida. Do dia 1 a 5 de junho, sempre das 10h às 22 h, serão desenvolvidas diversas atividades educativas no salão principal no Norte Shopping, no conjunto Potengi.

O evento conta com a participação de técnicos dos Setores de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica e da equipe de educadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Durante a programação, haverá exposições de animais do CCZ; orientações sobre prevenção das doenças transmissíveis e principais zoonoses; exposição e confecção de materiais recicláveis; além de mostra de vídeo da Fundação Fiocruz sobre a evolução do mosquito, desde o ovo até o mosquito adulto (Aedes aegypti). A ação realizará também orientações sobre prevenção de DSTs e distribuição de preservativos.

Na sexta-feira (03), das 14h30 às 16h, alunos da Escola Municipal Vera Lúcia, que participam do Projeto Vigilante Mirim, desenvolvido pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de educação (SME), realizarão atividades de conscientização sobre a prevenção da dengue, através de mensagens e distribuição de materiais informativo, acompanhados pela Banda Marcial da Escola Municipal Ferreira Itajubá.

Ainda na sexta, profissionais do Setor de Vigilância Ambiental esclarecerão os visitantes sobre o trabalho do Vigiágua – programa responsável pela análise da qualidade da água da cidade de Natal - como também divulgarão informações quanto aos cuidados e as doenças de veiculação hídrica como: diarréias, verminoses e doenças da pele, e o setor de Vigilância Epidemiológica disponibilizará a vacinação contra hepatite A e tétano para crianças e adultos.