Ecoblitz conscientiza motoristas de veículos

Dentro da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Natal, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban) está realizando ecoblitzes em vias estratégicas da cidade com o objetivo de conscientizar os motoristas de veículos automotores da importância de preservação do meio ambiente e divulgar as ações da agência. A Semana do Meio Ambiente ocorre de 1° a 5 de junho com vasta programação voltada para a responsabilidade sobre o meio ambiente, realizando ações nas quatro regiões administrativas da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (3), a ecoblitz ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais, na esquina do Batalhão do Corpo de Bombeiros. Oito jovens educadores de trânsito treinados pela Arsban revezaram-se na abordagem. Com a cara pintada, os jovens entregaram um folder produzido pela agência e um lixocar aos motoristas. Os jovens educadores são da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Ontem (2), a ecoblitz aconteceu no Gancho da Ponte de Todos Newton Navarro, na avenida João Medeiros Filho, na Redinha.

Conforme o analista de Regulação em Saneamento da Arsban, Ivan Rodrigo, o enfoque da ecoblitz é a conscientização dos motoristas para a preservação do meio ambiente, abastecimento e tratamento da água, coleta e disposição do lixo, drenagem, coleta e tratamento de esgoto, além do trabalho de fiscalização da Arsban, que em 2011 completa 10 anos de atividades. Ainda segundo o analista, a resposta da população à abordagem tem sido positiva.

Arsban
A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento do Município de Natal (Arsban) é responsável pela fiscalização e acompanhamento de todos os serviços executados pela Caern em Natal. Para atender à população são disponibilizados dois números para ligações gratuitas: 156 (Ouvidoria) e 0888-281-5613 (Arsban).
Por meio de solicitação, sugestão ou reclamação, a agência pode melhorar a prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário da cidade. Os técnicos da Arsban realizam visitas para acompanhamento dos processos e encaminham as solicitações dos usuários diretamente para a Caern.
Nas ecoblitzes, a Arsban trabalha em parceira com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Urbanismo, afora a Caern.