Encontro discute atendimentos de urgência materna em Natal

Diretores e funcionários de maternidades de Natal e da região metropolitana se reuniram, nesta sexta-feira (03), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital (SAMU-Natal), para debater a formulação de diretrizes operacionais e pactuações do atendimento de urgência e emergência materna local. A ocasião contou com a participação de representantes da SAMU e da secretária municipal de saúde de Natal, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira.

“Com uma avaliação de toda a rede e um trabalho de readequação do funcionamento das unidades, evita-se a sobrecarga de determinada maternidade e a peregrinação do paciente, havendo a transferência para onde exatamente ele será melhor assistido, de acordo com seu grau de complexidade”, explicou o coordenador Geral do SAMU, Adson Vale.

Durante o encontro, os profissionais puderam expor dificuldades na rotina de atendimentos e propor sugestões, que foram registradas e encaminhadas para a pauta de ações do município. Segundo a secretária municipal de Saúde, o objetivo é garantir o bem estar materno e neonatal, através de uma maior integração e comunicação entre os serviços.

“Esta reunião é um momento muito rico, pois estamos buscando integração, pensando como rede, já que o profissional não é de uma maternidade ou de um médico, mas do SUS. E com a expectativa de melhorar também a qualidade de trabalho, dando mais segurança ao profissional”, colocou Maria do Perpétuo Socorro.

Alguns dos pontos discutidos na reunião foram a implantação do tratamento de sífilis das gestantes atendidas na Maternidade de Felipe Camarão dentro da própria unidade, e que antes eram encaminhadas para a Maternidade das Quintas; a organização de uma sala de curetagem na Maternidade das Quintas, evitando a transferência das pacientes para a realização do procedimento no Hospital Leide Morais e na Maternidade Januário Cicco; avaliação da realização de 3° cesarianas nas pacientes de maternidades do município, que realizam apenas até a 2° cesariana, por serem de baixo risco; além da participação de Natal no projeto de regulação única de leitos do Rio Grande do Norte.