Natal sai da curva de alto risco da dengue

As ações de combate e prevenção contra a dengue realizadas pela Prefeitura do Natal já rendem resultados positivos. De acordo com o boletim epidemiológico N° 20 divulgado nesta sexta-feira (03), pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano Natal até hoje conseguiu reduzir em 20% os casos da doença. O índice expressivo da queda fez a Capital sair da curva epidemiológica de alto para médio risco da doença.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, mesmo com a queda no número de casos, as ações de combate a dengue serão reforçadas. “Essa redução significativa só demonstra que as nossas ações de combate a dengue estão no caminho certo e, por isso, serão reforçadas para que alcancemos um patamar de redução ainda mais significativo da doença em Natal”, afirmou a titular da SMS.

Além das ações executadas pela Prefeitura do Natal, a secretária Maria do Perpétuo ressalta o apoio da população na queda dos casos. “Os natalenses têm sido nossos maiores parceiros na guerra contra dengue. È importante que essa parceira com a população continue para que possamos reduzir ainda mais os casos. È bom lembrar também que estamos em pleno período de chuvas e as ações de prevenção dentro de casa devem acontecer todos os dias”, disse Perpétuo Nogueira.

Ações

Desde o início deste ano, já prevendo uma curva epidêmica da dengue na capital, a Prefeitura do Natal vem executando ações preventivas e de combate ao mosquito vetor da doença.

Entre as principais medidas adotadas está a contratação temporária de agentes de endemias que somados aos agentes efetivos totalizam cerca de 400; o aumento da carga horária dos agentes de 6 horas para 8 horas diárias; a criação do Centro de Hidratação na Cidade da Esperança, com funcionamento 24h, que atendem 120 pessoas por dia; a instalação de salas de hidratação no Hospital dos Pescadores, UPA de Pajuçara e Pronto-atendimento de Mãe Luíza; e a parceira firmada com as forças armadas para o trabalho de prevenção nos bairros com maior incidência da dengue.

Boletim epidemiológico

De acordo com o boletim N° 20 em Natal já são 4.231 casos notificados de dengue. Desse total, 269 são notificações dos casos mais graves da doença com 121 confirmações para dengue hemorrágica. Em relação aos óbitos a SMS recebeu cinco notificações, com um caso de morte por dengue confirmado em Natal.