Semurb interdita ocupação irregular de espaço público

Fiscais da secretaria de Meio Ambiente eUrbanismo (Semurb) embargaram e interditaram no final da manhã desta quinta-feira (16) de junho, um evento que seria realizado na avenida Café Filho, na Praia do Meio sem licenciamento. A denúncia veio da secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que não concordou com a interdição de um trecho da via porque o acesso durante os dias de festa seria interrompido e mesmo assim o organizador do evento continuou a montagem da estrutura.

Ao ser abordado pelos fiscais, o responsável pelo evento disse que estava licenciando, já teria aprovado o projeto junto ao Corpo de Bombeiros e teria solicitado o apoio policial, porém ele não havia dado entrada no processo de licenciamento junto à Semurb, órgão responsável pela autorização do uso do espaço público.

No local, já havia sido montado um palco de 72 metros quadrados, rodeado de cercas e tapumes e já ocupava uma área de mais de 500 metros quadrados ao longo do calçadão. Além disso, quebrou várias pedras portuguesas do calçadão para fincar os barrotes de madeira e ferro para instalação da estrutura.

O palco obstruía o movimento de pedestres no calçadão da praia, obrigando-o a descer na via. O fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi disse que “o uso de área publica sem licenciamento é passível de multa e interdição do evento” explica.

Durante a ação, o responsável foi chamado ao local para ser informado sobre a situação e autuado por ocupação irregular de passeio publico e promover evento sem a prévia autorização do gestor público. Foi dado um prazo para que ele remova todo material do local e desobstrua o calçadão e aplicado uma multa de R$ 24 mil reais. Uma equipe da secretaria voltará ao local ainda na tarde de hoje para verificar o cumprimento das autuações.

O autuado terá um prazo de 10 dias para apresentar a defesa. A operação contou com o apoio da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob).