AME promove campanha contra as drogas no Planalto

O Ambulatório Médico Especializado (AME) Planalto dá continuidade este final de semana à campanha “Drogas Não Valem a Pena”, que vai alertar e prevenir os usuários das unidades sobre a conseqüência do envolvimento com drogas e os cuidados para evitar o contato com essas substâncias. A ação acontece no sábado, 18, no Centro Comunitário do Planalto e será coordenado pelos profissionais do AME Planalto.

Com o crescente aumento de usuários de drogas e o surgimento de compostos ainda piores, o tema é tratado com seriedade pela saúde pública. “O consumo de drogas, como o crack, principalmente entre os jovens, é cada vez mais destrutivo. Além de prejudicar a saúde física e mental do usuário, as conseqüências podem ser observadas no convívio familiar e na sociedade. É nosso dever orientar e alertar a comunidade para os malefícios de qualquer tipo de droga e apoiar ações voltadas para combater este mal”, ressalta a diretora técnica do AME Planalto, Dra. Francisca de Assis.

Assim como aconteceu no AME Brasília Teimosa no primeiro final de semana do mês, a ação envolverá diversos serviços e vários profissionais de saúde. O evento começa com uma palestra sobre as drogas, ministrada pelo Instituto Potiguar de Combate às Drogas. A programação continua, com uma abordagem sobre o tema DST/AIDS. “Os dentistas da AME Planalto também irão participar, orientando as crianças sobre as técnicas corretas de escovação e realizando aplicação de flúor. Para as mulheres, preparamos um agrado, um curso básico de maquiagem, além de disponibilizarmos, durante toda a ação, técnicos de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicemia”, explica a gerente administrativa da unidade, Lilian Diniz.

Vacinação contra a poliomelite
As mamães poderão aproveitar a ação do AME Planalto para vacinar seu filho no Dia "D" contra a poliomelite. A vacina estará disponível durante toda a manhã no Centro Comunitário. A campanha de vacinação contra a poliomelite acontece em todo o país neste dia 18 e, em 2011, inclui a imunização de crianças contra o sarampo.
As unidades AME Brasília Teimosa e AME Nova Natal também disponibilizarão postos para a vacinação contra a doença, das 08h00 às 17h00.

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará outros 186 postos de vacinação montados nos cinco distritos sanitários, sendo 173 fixos e 13 volantes. Para a campanha deste ano em Natal, foram disponibilizadas 67.284 doses da vacina contra a pólio. O total de crianças a ser vacinadas na capital é de 56.070. A meta do governo é imunizar cerca de 95% das 13,44 milhões de crianças entre 0 e 5 anos durante as duas etapas de vacinação. A segunda acontecerá no dia 13 de agosto.
O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.